15 carros e 6 caminhões são arrastados por lama em deslizamento de terra no Paraná

 

Ao menos 15 carros e seis caminhões foram levados por um deslizamento de terra na BR-376, em Guaratuba, no Paraná. O local é conhecido como "Curva da Santa", onde já foram registradas dezenas de acidentes. Até o envio desta newsletter, o Corpo de Bombeiros confirmou ter encontrado os corpos de duas vítimas.

Ontem, diante das chuvas que atingem a região, houve dois deslizamentos no trecho: um por volta das 15h30, quando a rodovia ficou interditada, e outro quatro horas depois, com o trânsito já liberado em meia pista. Foi neste segundo deslizamento que os veículos foram atingidos. Segundo um comunicado do governo do Paraná, a terra atingiu cerca de 200 metros de ambas as pistas da rodovia, onde havia trânsito intenso.

Desde o acidente, a estrada segue interditada. De acordo com a concessionária Arteris Litoral Sul, que administra a via, não há previsão de liberação das pistas.

Número de vítimas

A Defesa Civil afirmou ainda não ter como divulgar com exatidão o número de vítimas e desaparecidos no deslizamento. Isso porque, de acordo com o coordenador estadual do órgão, Coronel Fernando, há apenas informações iniciais.

❝Nós temos uma grande massa de terra sobre a pista e não temos condições de precisar quantos veículos ou quantas pessoas estavam nesses veículos.❞

Ainda de acordo com o coronel, a concessionária Arteris sabia que o volume de chuva apresentava riscos para o tráfego na pista e da "vulnerabilidade técnica".

O que dizem os especialistas

Em entrevista ao g1, Eduardo Salamini, geógrafo e professor da UFPR, afirmou que as mudanças climáticas têm sido intensas, causando chuvas fortes e muitas vezes, imprevisíveis. Ele também defende o monitoramento a longo prazo das regiões propensas a deslizamentos. Para isso, afirma o professor, o estado precisa criar um mapa de risco geotécnico.

Comentários