Estão abertas as inscrições para a Microsoft Imagine Cup 2023, maior competição de tecnologia do mundo


Os vencedores receberão o prêmio 100 mil dólares e uma sessão de mentoria com o CEO da Microsoft, Satya Nadella

São Paulo, 31 de outubro de 2022. A Microsoft abre inscrições para 21ª edição da Imagine Cup, competição mundial promovida pela empresa que irá premiar as propostas de tecnologias mais inovadoras, desenvolvidas por estudantes para resolver problemas ligados a quatro temas: Meio Ambiente, Saúde, Educação e Estilo de Vida. Nesta edição, que terá como tema central “Todo estudante por ser um empreendedor”, além do prêmio em dinheiro, os participantes contarão com apoio dos mentores do Microsoft Startups e terão a oportunidade de participar do Founders Hub. As inscrições já estão abertas por meio do site, e vão até 15 de janeiro.  

Há 21 anos a Microsoft promove a Imagine Cup, uma competição global de tecnologia entre estudantes do mundo todo, a partir dos 16 anos, que estejam matriculados no Ensino Médio, Técnico ou Superior. A competição tem como objetivo incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento de soluções inovadoras, economicamente viáveis e acessíveis baseadas em tecnologia da Microsoft.  

As equipes, de até quatro pessoas, deverão desenvolver projetos baseados em quatro temas centrais: Terra, focado em soluções para preservação ambiental, agricultura e tecnologia verde; Educação, com propostas inovadoras para transformar a educação e a troca de conhecimento global; Saúde, com mapeamento de problemas para novos tratamentos para facilitar diagnósticos e redução de custos; e Estilo de Vida, com ideias inovadoras que irão transformar a forma como nos divertimos, jogamos e vivemos. Uma vez inscritas, as ideias serão avaliadas e selecionados os finalistas em cada uma das quatro categorias. A competição acontece em três rodadas, online e presenciais, a depender da região, e os finalistas de cada categoria serão selecionados nas semifinais online e passam para as Finais Mundiais, que acontecerão em maio, no formato online.  

“A base da Imagine Cup sempre foi a incrível comunidade estudantil que criamos a cada edição. É gratificante ver tantos jovens trabalhando para desenvolver soluções de impacto social.  Desde a criação da Imagine Cup, mais de 2 milhões de estudantes de 163 países desenvolveram projetos inovadores com o apoio de tecnologias da Microsoft. Entre eles mais de 200 mil brasileiros já participaram do torneio e nove equipes nacionais foram campeãs nesse período”, conta Christiano Faig, vice-presidente de Tecnologia e Soluções da Microsoft Brasil. 

Ao se inscrever, os estudantes passam a ter acesso a uma comunidade virtual no Discord, entram para o Microsoft Startups e Founders Hub, uma plataforma criada para apoiar as pessoas com ideais de empreendimento a lidar com os desafios mais comuns enfrentados pelas startups. Dessa forma eles contam com o apoio e mentoria dos especialistas da Microsoft, se conectam com fundadores veteranos do setor e tem acesso a treinamentos.  

Oportunidade na Campus Party 

Este ano, a Microsoft marcará presença na Campus Party Brasil, que acontece entre os dias 11 e 15 de novembro no Anhembi, em São Paulo. Durante o evento, a empresa irá promover o Hackathon Imagine Cup Desafio Microsoft, que acontecerá entre os dias 12 e 15, e terá como prêmio três vagas garantidas direto para a final da etapa Brasil da Imagine Cup. Os interessados em participar deste desafio terão até o dia 11 de novembro para se inscrever, de forma on-line, ou presencialmente no stand da Microsoft na Campus Party.  

O tema do desafio do Hackaton será “Soluções de aprendizagem para todos e todas com Microsoft Azure”. Os inscritos devem ser estudantes a partir de 16 anos, segundo às regras previstas para a Imagine Cup e com conhecimento de negócios, marketing, UX design e, ou, desenvolvimento – menores de 18 anos precisarão de uma autorização assinadas pelos responsáveis legais. A abertura do Hackathon será às 13h, no dia 12, quando também serão formadas as equipes. Os participantes contarão com o apoio de palestras e mentorias dos especialistas da Microsoft durante todo o evento.  

Comentários