Do luto à luta: Dia de Finados - Luta pelo encontro das 4 “joias” e uma homenagem às 272 vítimas

 


 

No Dia de Finados (2/11), será realizado um momento de oração com familiares de vítimas da tragédia-crime da Vale bem próximo ao local do rompimento da barragem da mineradora Vale, em 25 de janeiro de 2019, na cidade de Brumadinho (MG). O ato será um clamor pelo encontro das 4 vítimas ainda não localizadas, acalentando seus parentes que ainda não têm um lugar para fazer uma oração e levar uma flor, no Dia de Finados. A celebração também será uma homenagem a todas as 272 pessoas que morreram em consequência da ruptura da barragem, além de um apelo por Justiça e celeridade nas ações judiciais.

 

O momento de oração será no local conhecido como Mirante, próximo à área de buscas do Corpo de Bombeiros, que trabalham diariamente para encontrar as 4 “joias” na maior operação de localização de vítimas da corporação. As 4 “joias” são: Cristiane Antunes Campos (supervisora de mina da Vale); Nathalia de Oliveira Porto Araújo (estagiária administrativa da Vale); Tiago Tadeu Mendes da Silva (mecânico industrial da Vale); e Maria de Lurdes da Costa Bueno (turista).

 

Para Maria Regina da Silva, integrante da Diretoria da AVABRUM, é muito importante que a celebração ocorra nas proximidades onde as 272 vidas foram interrompidas barbaramente pelo crime da Vale. “Estive no local onde será realizado o momento de oração com o Corpo de Bombeiros, não há palavras para descrever o que eu senti lá. Uma mistura de sentimentos e, ao mesmo tempo, gratidão por todos os que ainda estão na busca pelas vítimas não encontradas. É um cenário de guerra”, afirmou Maria Regina, referindo-se à força da destruição de 12,7 milhões de rejeitos de minério de ferro da barragem da Mina Córrego Feijão que soterraram as 272 pessoas.

 

Filha de Maria Regina, Priscila Elen Silva, que trabalhava como técnica em manutenção na Mina Córrego do Feijão, é uma das “joias” da tragédia-crime. “Eu espero que minha filha tenha tido tempo, pelo menos, de gritar por Deus”, disse Maria Regina.

 

A homenagem da AVABRUM às 272 “joias” no Dia de Finados será, pela primeira vez, na àrea de buscas do Corpo de Bombeiros. Antes da celebração no Mirante, a AVABRUM fará um momento de oração no Letreiro de Brumadinho, que já virou um ponto de referência de luta das famílias.

 

Desde o crime da Vale, parentes e amigos de vítimas transformaram o “luto em luta”, focados na “Justiça, encontro, memória e não repetição de crimes, como os de Brumadinho e Mariana”. Os familiares têm atuado para que o julgamento do processo criminal ocorra onde o crime aconteceu, ou seja, na Justiça do Estado de Minas Gerais, e que os 16 réus da ação penal, além da Vale e da Tüv Sud, sejam julgados e responsabilizados. Não é aceitável que haja um retrocesso no processo judicial, que foi iniciado em 2020 no Estado após a denúncia do Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG).

 

Na Alemanha, há outras duas ações cíveis contra a Tüv Süd (que atestou a segurança da barragem), ajuizadas em Munique -- cidade que é sede da empresa -- impetradas por escritórios brasileiros, representando parentes de vítimas e atingidos pelo colapso da barragem. Ambos processos se encontram em fase de avaliação da corte alemã. Além disso, há uma investigação criminal que tramita na Promotoria de Munique, por iniciativa de cinco familiares de vítimas e das organizações European Center for Constitutional and Human Rights (ECCHR) e MISEREOR.
 

A tragédia-crime de Brumadinho é o maior acidente de trabalho da América Latina. Para servir de alerta, neste ano foi lançada a campanha publicitária “Amanhã pode ser tarde” que destaca a importância da prevenção de acidentes e é uma das ações de comunicação do Legado de Brumadinho, projeto idealizado pela AVABRUM. Três peças publicitárias com depoimentos de parentes de vítimas já foram lançadas em julho nas redes, site e canal do projeto. No próximo dia 1º, passarão a ser veiculados quatro novos vídeos da campanha.

 

 

SERVIÇO

 

Momento de Oração (Dia de Finados)

 

Data: 2 de novembro (quarta-feira)

 

Local: 1º momento no Letreiro de Brumadinho

2º momento no Mirante (área de operação de buscas do Corpo de Bombeiros)

 

Horário: 8h

 

Comentários