Dia de Finados: Prefeitura prepara cemitérios e intensifica ações contra dengue

 Em respeito às famílias que visitam os cemitérios para homenagear entes queridos no Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, a Prefeitura de Jales deu início a preparação dos locais, no Cemitério Municipal da Consolação e no Cemitério Nossa Senhora da Paz.

 




Limpeza dos canteiros, capinagem, varrição das ruas, pintura das guias e recolhimento de lixo acumulado nas proximidades das sepulturas são alguns dos serviços executados pela Secretaria Municipal de Obras. Já a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente realiza a poda de árvores.

 

De acordo com o secretário de Administração, Reginaldo Viota, “os banheiros do cemitério Nossa Senhora da Paz, o chamado ‘Cemitério Novo’ foram reformados e readequados, recebendo a acessibilidade necessária para todos os visitantes, inclusive portadores de necessidades especiais, para que todos possam visitar os túmulos de suas famílias”. O secretário também frisou que os dois cemitérios contam com bebedouro refrigerado, uma antiga reivindicação da população, além de receber manutenção durante todo o ano, mesmo com as ações intensificadas no Dia de Finados, devido ao alto fluxo de pessoas neste período.

 

O esforço para manter em dia a manutenção dos cemitérios municipais é uma ação conjunta que engloba também a secretaria de Saúde, que têm alertado a população sobre a importância de reforçar os cuidados contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da zika e da febre chikungunya.

 

“Nosso alerta se deve à necessidade de redobrar as ações de prevenção nos cemitérios, considerados locais de risco para a proliferação do mosquito. É importante que a população redobre a atenção com os objetos que possam acumular água da chuva. Também solicitamos que a população evite flores artificiais, levem vasos furados para não acumular água, não utilizem pratinhos, retirem embalagens e celofanes das flores e preencham os vasos até a borda”, disse a coordenadora da Equipe Municipal de Combate às Endemias, Vanessa Luzia da Silva Tonholi, sobre os cuidados a serem tomados.

 

De acordo com o Decreto nº 9300, de 19 de junho de 2022, os cemitérios ficam abertos todos os dias das 7h30 às 17h. Na véspera do Dia de Finados (01/11) o funcionamento é das 07h às 18h e no Dia de Finados (02/11) o horário de funcionamento é realizado das 6h às 18h30. (Assessoria de imprensa Prefeitura de Jales)

Comentários