ABSOLAR cumprimenta presidente eleito e defende inclusão da fonte solar como ferramenta para desenvolvimento social, econômico e ambiental




Em carta, entidade afirma compromisso de colaborar com o novo Governo Federal e novo Congresso Nacional para a construção de um setor elétrico mais renovável, competitivo e forte

 
 

 A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), como representante do setor solar fotovoltaico brasileiro, cumprimenta o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e se coloca à disposição para colaborar, com o novo Governo Federal e novo Congresso Nacional, pela construção de um setor elétrico mais renovável, competitivo e forte. Conforme carta aberta da ABSOLAR aos presidenciáveis, recomenda-se ao próximo Governo que inclua a fonte solar fotovoltaica como ferramenta estratégica para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do nosso País. Com isso, será possível reduzir a conta de luz de todos os brasileiros e, ao mesmo tempo, acelerar a transição energética sustentável a partir de tecnologias limpas, renováveis e competitivas, em linha com compromissos internacionais assumidos pelo Brasil no combate à crise climática global.
 
Neste sentido, a “Carta para o Brasil do Amanhã”, assinada pelo presidente eleito, bem como seu programa de governo, estabelecem o desenvolvimento sustentável como uma das diretrizes centrais de sua gestão, com o compromisso estratégico de zerar as emissões de gases de efeito estufa na matriz elétrica nacional, medida muito bem recebida pela ABSOLAR e pelo setor solar fotovoltaico brasileiro. Portanto, a perspectiva de aceleração do uso das fontes renováveis no Brasil é boa.
 
Outros temas estratégicos para a modernização e sustentabilidade do setor elétrico incluem o armazenamento elétrico por baterias, os veículos elétricos, os sistemas híbridos de geração renovável, o hidrogênio verde, as diretrizes ESG (environmental, social and governance) e a implantação e estímulo ao mercado de carbono, para posicionar o Brasil como um grande fornecedor de serviços ambientais ao mundo.
 
A entidade propõe atenção especial ao marco legal da geração própria de energia renovável (Lei nº 14.300/2022), considerando todos os seus benefícios. Dado que os prazos desta lei não estão sendo cumpridos pelas autoridades, faz-se necessária sua prorrogação, em benefício da segurança jurídica, previsibilidade e estabilidade. É preciso melhorar o planejamento da matriz elétrica brasileira e de sua infraestrutura de transmissão, ampliando o protagonismo da fonte solar, dado que a tecnologia é a mais competitiva e com menor preço-médio de energia elétrica nos leilões.
 
Assim, esperamos que o próximo governo amplie o protagonismo da energia solar, aproveitando-a como uma alavanca ainda maior para a atração de investimentos, geração de empregos e renda e fortalecimento da sustentabilidade do Brasil.
 
A energia solar é atualmente a terceira maior fonte na matriz elétrica brasileira equivalente a 10,5 % da matriz elétrica do País. Desde 2012, o setor solar trouxe ao Brasil mais de R$ 108 bilhões em novos investimentos, gerou mais de 630 mil empregos acumulados, proporcionou uma arrecadação de mais de R$ 28 bilhões aos cofres públicos e evitou a emissão de 29,9 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.
 
Ronaldo Koloszuk
Presidente do Conselho de Administração
Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – ABSOLAR

Comentários