Frutas ajudam a driblar vontade de doce e o consumo de industrializados

 

viva-bem
Terça-feira, 27/09/2022
 
iStock
 
  

Ricas em vitaminas, minerais e fibras, as frutas não podem ficar de fora do cardápio de quem busca ter uma alimentação saudável e perder peso.

Segundo a nutricionista Verônica Laino, as frutas são uma forma saudável de driblar a vontade de doces. Além disso, ao consumir frutas no meio da tarde, por exemplo, você evita de comer alimentos ultraprocessados (bolachas, bisnaguinhas, salgadinhos, barrinhas) que são comuns nesse horário do dia —e prejudicam a dieta e a saúde.

Uma dica para não cair na tentação de trocar a fruta por um petisco menos saudável é deixá-las higienizadas e até mesmo picadas, armazenadas em potes fechados na geladeira.

"Claro que alguns nutrientes se perdem quando fazemos isso, mas não quer dizer que eles zerem: é melhor comer a fruta que foi picada ontem do que não comer fruta nenhuma", sugere Laino, que recomenda consumir ao menos três tipos diferentes por semana.

 
iStock
 
  
Combinações nutritivas

Para aumentar o valor nutritivo do lanche e seu potencial de saciedade, procure sempre combinar as frutas com uma fonte de proteína, gordura boa e/ou fibra: iogurte, pasta de amendoim, whey protein, castanhas, granola etc. Veja sugestão para o lanche de hoje:

  • maçã fatiada
  • pasta de amendoim

A refeição foi elaborada pela nutricionista Verônica Laino e está no menu desta terça-feira de Cardápios para Emagrecer. No programa, assinantes UOL recebem todos os sábados, por email, cinco novos menus exclusivos. Assine UOL para acessar os mais de 100 cardápios já publicados e outros conteúdos exclusivos.

100 cardápios para você emagrecer
No programa de VivaBem, assinantes UOL recebem 5 novos menus por semana, além de acessarem todos os cardápios já publicados
CONFIRA AQUI
Compartilhar essa edição do UOL Viva Bem:

Comentários