1º de outubro, Dia Nacional do Idoso: Com inclusão digital na região Sudeste do país, população mais velha fica mais ativa no celular e na internet

 Boa parte da população idosa no Sudeste deverá passar o 1º de outubro, dia nacional do idoso e dia internacional da terceira idade, na internet, de acordo com o novo levantamento do Observatório FEBRABAN -- Pesquisa FEBRABAN-IPESPE.

 

Segundo o estudo A Inclusão Digital dos Idosos, existe a percepção de que mais velhos estão cada vez mais ativos no mundo virtual: 92% acham que cresceu nos últimos dois anos o acesso e o uso da internet, redes sociais e aplicativos pelo público com 60 anos ou mais.

Para 65% dos entrevistados, o idoso possui muito ou algum interesse nas novas ferramentas tecnológicas, novas formas de comunicação e novos aplicativos na internet.

 

O acesso às redes digitais (85%), as pesquisas de preços (80%) e as videochamadas (77%) são as atividades mais lembradas no acesso à internet pelos idosos.

 

O celular é, disparada, a ferramenta mais usada pelo idoso no acesso à internet. De acordo com a pesquisa: 90% indicam esse dispositivo, muito à frente do segundo colocado, o notebook (5%).

 

Por outro lado, a maioria dos entrevistados (68%) estima que os mais velhos têm dificuldade de usar as ferramentas digitais.

 

Roseane Xavier, gerente de pesquisas do IPESPE e coordenadora da pesquisa que compilou esses números, explica que medos com possíveis fraudes e golpes, assim como a falta de familiaridade com os instrumentos tecnológicos, são os principais motivos que afastam a idosos deste ambiente cada vez mais popular e requisitado em todo o mundo.

 

Roseane Xavier - Gerente de Pesquisas do IPESPE

 

Sobre o IPESPE

O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), fundado em 1986, é uma das instituições mais respeitadas do Brasil no setor de pesquisas de mercado e opinião pública. E conta com um conselho científico formado por especialistas de diversas áreas, o qual é presidido por Antonio Lavareda, mestre em sociologia e doutor em ciência política.

Tem equipes operacionais e consultores em todos os estados do País e atuação em âmbito nacional e internacional, sempre atualizado com o que há de mais inovador em técnicas e sistemas de pesquisas. A experiência, o rigor técnico e a agilidade do IPESPE têm se transformado em ferramentas fundamentais para que empresas privadas, governos e organizações possam conhecer melhor o seu público e o mercado.

 

Sobre o OBSERVATÓRIO FEBRABAN

O OBSERVATÓRIO FEBRABAN -- Pesquisa FEBRABAN IPESPE, foi lançado em junho de 2020 com objetivo de se tornar uma fonte de informações sobre as perspectivas da sociedade e o potencial impacto econômico-financeiro, ouvindo a população e estimulando o debate em diversos setores. Com periodicidade trimestral, a iniciativa é parte de uma série de medidas da Febraban para ampliar a aproximação dos bancos com a população e a economia real, de forma cada vez mais transparente.

Comentários