Rumo inaugura viaduto para transição à rodovia Euclides da Cunha

 












Uma das obras de mobilidade urbana mais esperada  pela população de Jales  virou realidade no município.  A concessionária responsável pela malha ferroviária, a Rumo e a Prefeitura de Jales inauguraram na manhã desta quarta-feira, dia 31 de agosto, o viaduto  Delegado de Polícia “Dr. Sebastião Biazi” que passa sobre a linha férrea na altura da Rua Arujá, ligando os bairros Jardim Paulista e Jardim São Gabriel.

O Gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Rumo, Rodrigo Verardino De Stéfani, agradeceu a todos que tiveram participação direta na entrega da obra, os colaboradores, como também a empresa responsável pela construção que conseguiu antecipar a entrega da obra e entrega-la sem intercorrências. “A inauguração desta importante obra é um ganho para todos que circulam aqui pela região. Melhora a mobilidade urbana da cidade e aumenta a segurança para os motoristas e pedestres, pois eliminamos o cruzamento em nível com a linha férrea. A operação ferroviária também ficará melhor, já que não existem mais riscos de colisão”.

As obras do viaduto que era clamado há décadas pela população começaram em março deste ano e a Rumo investiu cerca de R$ 7 milhões na obra. O viaduto tem mão dupla para circulação de veículos e passarela para pedestres e substitui a passagem em nível sobre a linha férrea na Rua Maranhão.  O novo viaduto tem uma alça de acesso que se inicia na esquina da Avenida Minas Gerais com a Rua do Lavrador, passa sobre a linha na altura da Rua Arujá, no Jardim Paulista, e termina na Rua Goiás, no Jardim São Gabriel.

Segundo o prefeito Luis Henrique, “esta é uma obra esperada há décadas pela população, existia um clamor popular muito grande para que esse viaduto fosse construído e hoje ele é uma realidade e se torna uma obra que entra para a história de nossa cidade. Estou honrado e muito feliz de poder, junto da população, realizar esse sonho, entregar com a Rumo esta obra que vai melhorar a trafegabilidade, reduzir consideravelmente o índice de acidentes neste local onde tantas pessoas já perderam suas vidas, melhorar significativamente o trânsito das vias municipais e contribui também para a eficiência da ferrovia, além de proporcionar a redução no acionamento das buzinas dos trens. No entanto, esse é um procedimento essencial de segurança. Este primeiro viaduto é uma conquista de Jales, dos jalesenses. Muito do que Jales é hoje nós devemos à ferrovia. Na história do Brasil, os corredores do desenvolvimento estão no entorno das malhas viárias. E foi assim também com nossa cidade”, ressaltou.

O prefeito ainda falou sobre a justa homenagem prestada ao delegado Dr. Sebastião Biazi, que dá nome ao viaduto. “Não poderíamos fazer uma homenagem mais justa.  A Câmara Municipal, a Rumo, os vereadores que fizeram a indicação inicial foram de uma grande felicidade ao colocar o nome Viaduto Delegado de Polícia Dr. Sebastião Biazi nessa obra. Alguém grande que fez uma história linda como esposo, pai, cidadão, profissional, tinha que ter um reconhecimento à altura”.

A viúva do delegado Dr. Biazi, Luzia Beijo Francisco Biazi, que recebeu flores da primeira-dama Alziane Rossafa Moreira, agradeceu pela homenagem. “É com imensa gratidão, que eu Luzia, meus dois filhos Fernando e Gustavo e todos os familiares, aqui representados pelo meu cunhado Angelo e meu sobrinho Márcio, agradecemos à concessionária Rumo, ao prefeito Luis Henrique, à vice Marynilda e aos vereadores que fizeram com que essa homenagem fosse hoje eternizada. Meu marido continuará vivo em nossos corações”.

Após o descerramento da placa de inauguração e o corte da fita inaugural, uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde, viaturas da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e do Grupo de Operações Especiais (GOE), subordinadas à Delegacia Seccional de Polícia de Jales, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Ambiental de Jales foram os primeiros veículos a fazerem a travessia no novo Viaduto.Participaram da cerimônia de inauguração, o pelo prefeito Luis Henrique Moreira ao lado da primeira-dama Alziane Rossafa Moreira, a vice Marynilda Cavenaghi, o presidente da Câmara Municipal, Bismark Kuwakino e vereadores, o Gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Rumo, Rodrigo Verardino De Stéfani, o Coordenador de Relações Governamentais, Marcelo Rodrigues, o Especialista em Relações Governamentais da Rumo, Thiago Augusto Eloy, a senhora Luzia Beijo Francisco Biazi, viúva do Delegado de Polícia Dr. Sebastião Biazi, que leva o nome da importante obra, que estava acompanhada do cunhado Angelo e do sobrinho Márcio, o Secretário Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Manoel Andreo de Aro, o Diretor do Departamento de Mobilidade Urbana e Autoridade Municipal de Trânsito, Dr. Altair Ramos Leon, o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Wagner Roberto Coneglian, o Presidente do Conselho Comunitário de Trânsito de Jales, Roberto Vieira Lima e o Delegado Seccional de Polícia, Dr.  Charles Winston de Oliveira, além de autoridades locais e regionais, representantes da sociedade civil organizada, imprensa e da comunidade jalesense.

Comentários