Projeto em residencial de idosos une tricô, solidariedade e terapia

 Realizado na Cora Residencial Senior, ação social “Quadradinhos que Aquecem”

engaja idosos na produção de mantas de lã para doação
 

Idosos confeccionam mantas de lã

No inverno aumenta a preocupação com as pessoas que passam frio. Pensando em colaborar e aquecer quem necessita, um grupo de idosas residentes de uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI) em São Paulo uniu a aptidão para tricotar com o propósito de fazer o bem ao próximo.
 

Uma vez por semana, na Cora Residencial Senior - unidade Tatuapé, voluntárias participam do projeto “Quadradinhos que Aquecem”, com o objetivo de confeccionar mantas de lã para doação a entidades filantrópicas e pessoas carentes. Criada em 2021, a iniciativa também tem a finalidade de engajar as residentes na ação social, colaborando para valorizar a contribuição da pessoa idosa na sociedade.
 

“O projeto surgiu a partir de uma conversa com as idosas que estavam preocupadas com pessoas em situação de rua. A partir de uma experiência de uma das residentes, que já havia feito quadradinhos de lã, aprimoramos a ideia e resolvemos fazer esse trabalho social. Nós nos reunimos para tricotar todas as terças-feiras”, explica a educadora do residencial, Andréa Magalhães.
 

Voluntária com manta produzida no projeto Quadradinhos que Aquecem

Atualmente, seis idosas tricotam, mas até mesmo quem não possui essa habilidade participa organizando os fios de lã e refazendo o novelo para ajudar as que tecem.

 

As peças confeccionadas são coloridas e alegres. Em cada unidade, são utilizados 16 novelos de 40g. Para montar uma manta, são necessários 24 quadradinhos de lã, que depois de prontos são unidos em formato de um retângulo. Foram produzidos mais de 360 quadradinhos ao longo do último ano. Toda a matéria-prima e kit de agulhas do tricô são doados pelo residencial.

“Já doamos mantas para uma instituição que cuida de idosos carentes e a uma ONG voltada à assistência de famílias de crianças com câncer. Além disso, já destinamos mantas a pessoas carentes”, revela Andréa.
 
 

Dorothy Baldoini, 82 anos, afirma estar dedicada ao projeto.

Tecendo com carinho

 

A chegada do inverno reforça a preocupação e o engajamento do grupo de idosas residentes na produção de novas mantas de tricô. Uma das voluntárias do “Quadradinhos que Aquecem”, Dorothy Baldoini, de 82 anos, afirma estar dedicada ao projeto.
 

“Cooperamos com a maior boa vontade e amor sabendo que o tricô que fazemos vai aquecer uma pessoa que necessita. É uma manta que aquece o corpo, a alma e o coração de quem a recebe. Achamos esse trabalho muito importante e vamos nos entregar cada vez mais”, declara.

Benefícios

Além de uma ação solidária, confeccionar os quadradinhos de tricô tem uma finalidade terapêutica, que promove o bem-estar físico e traz benefícios cognitivos.
 

“Atividades manuais trabalham o raciocínio, a memória de curto prazo e a coordenação motora, trazendo ganhos, por exemplo, no maior movimento das mãos e das articulações para fortalecer esses membros tão necessários nas atividades diárias”, explica o gerontólogo da Cora Residencial Senior, Lucas de Pontes.
 

A técnica artesanal também é capaz de auxiliar no relaxamento, na melhora da ansiedade, no estímulo à criatividade, na socialização e na realização pessoal do idoso.

Comentários