Nos oito primeiros meses deste ano, mais de 250 mil mortes foram decorrentes de problemas cardíacos



 No geral, cerca de 80% das cardiopatias podem ser evitadas

 No Brasil, cerca de 300 mil a 400 mil casos de infarto agudo do miocárdio são registrados por ano, por essa razão e para estimular a população para que mantenham seus exames e consultas em dia foram criados movimentos coloridos de campanhas de saúde, como o “Setembro Vermelho”, mês dedicado à saúde cardiovascular por causa do Dia Mundial do Coração, que tem sua data oficial no dia 29.

De acordo com o cirurgião cardiovascular e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Elcio Pires Junior, reforçar as campanhas nesta época é extremamente importante para ampliar ainda mais esse debate sobre a saúde do coração, principalmente, porque muitas das doenças cardíacas podem ser prevenidas com a adoção de hábitos saudáveis.

Outro dado relevante é que do início do ano até o dia 22 de agosto de 2022, houve mais de 258 mil mortes no Brasil em decorrência de doenças cardiovasculares. Os dados são do Cardiômetro, um indicador criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) que apresenta o número de mortes por problemas do coração em tempo real.

Entre as principais doenças do coração estão o acidente vascular cerebral (AVC), o infarto agudo do miocárdio, a insuficiência cardíaca e a aterosclerose (doença arterial periférica), e para preveni-las é fundamental adotar hábitos saudáveis, que incluem visitas regulares ao médico cardiologista.

“Alguns fatores de risco devem ser acompanhados ainda mais de perto, como é o caso da diabetes, hipertensão, tabagismo, estresse, obesidade, doença da tireoide e colesterol alto”, explica o especialista.

O cirurgião ainda destaca que cerca de 80% das cardiopatias podem ser evitadas e os exames de check-up do coração são importantes para impedir o agravamento de condições que poderiam ser prevenidas, além de adotar bons hábitos no dia a dia, como praticar atividade física regularmente e ter uma alimentação equilibrada.

 

Sobre o especialista: Dr. Elcio Pires Junior é coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro - Rede D'or - Osasco, e coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital Bom Clima de Guarulhos. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Especialista em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. E atualmente é cirurgião cardiovascular pela equipe do Dr. André Franchini no Hospital Madre Theodora de Campinas.

Comentários