Bolsonaro é o mais citado nas redes durante debate na Band, Lula lidera em menções positivas e Tebet ultrapassa Ciro no Twitter

 As informações são da VoxRadar, empresa especializada em análise de dados provenientes das redes sociais, encomendadas pela startup de comunicação corporativa O Pauteiro.

 
O primeiro debate presidencial, realizado no último domingo (28), nos estúdios da Band, em São Paulo, deixou o presidente Jair Bolsonaro (PL) como o candidato com mais interações associadas ao seu nome nas redes. No entanto, foi Lula (PT), segundo colocado no total de interações que teve o maior percentual de menções positivas no Twitter. As informações são da VoxRadar, empresa especializada em análise de dados provenientes das redes sociais, encomendadas pela startup de comunicação corporativa O Pauteiro.
 
Entre 21h e 23h59 do domingo, Bolsonaro somou 3,7 milhões de interações em torno do seu nome, entre postagens, likes, reações, comentários e compartilhamentos no Facebook, Instagram e Twitter. O presidente teve 2,8 milhões dessas interações justamente no Twitter, no entanto, 63% das postagens que geraram essas interações foram negativas, apenas 27% foram positivas e 10% neutras. 
 
Já o ex-presidente Lula teve números mais favoráveis, 50% das postagens positivas, 40% negativas e 10% neutras, gerando um total de 2 milhões de interações nesta rede. No Instagram, ambos estiveram na casa das 500 mil postagens, com vantagem para Bolsonaro, que ainda foi citado mais que o dobro de vezes de Lula no Facebook (372 mil x 182 mil). O petista fechou a noite do domingo com 2,7 milhões de interações ao todo. 
 
Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) registraram números similares. Tebet, que bateu de frente com Bolsonaro em alguns momentos, teve mais interações no Twitter, com quase 1 milhão, enquanto Ciro chegou próximo das 900 mil. Ciro teve maior percentual de menções positivas (29% contra 17% de Simone), mas também de negativas (40% x 31%), uma vez que Tebet gerou 53% de menções neutras. Somadas todas as redes, o pedetista teve leve vantagem em interações, com 1,4 milhão diante de 1,3 milhão de Tebet. 
 
Soraya Thronicke (União), com 310 mil, e Felipe D'ávila (NOVO), com 174 mil interações, também tiveram no Twitter a rede com mais interações, porém registraram percentuais muito distintos na sentimentalização das postagens realizadas. Enquanto 80% das citações ao candidato do NOVO foram neutras, 57% das menções à senadora, que assim como Tebet teve momentos de antagonismo com Bolsonaro, foram negativas.

Sobre O Pauteiro
Fundada em 2019 por Fábio Brandt (Novo Selo) e Samuel Figueiredo (F7 Comunicação), a startup O Pauteiro vem consolidando sua atuação ao longo dos anos como ferramenta de divulgação de pautas corporativas e institucionais para dezenas de entidades e empresas de reconhecida relevância nacional, como Conselho Federal da OAB, Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Associação dos Peritos da Federal (APCF), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), além de grandes grupos empresariais como BAT Brasil e startups como a Buser. Saiba mais em: www.opauteiro.com.br
 
Sobre a Vox Radar
A Vox Radar é a ferramenta de Social Listening mais completa do mercado brasileiro. Atua com índices e algoritmos próprios, desenvolvidos para qualificar o sentimento e assuntos das publicações com a maior acurácia do mercado, permitindo assim que seja possível compreender, em tempo real, o sentimento dos usuários das redes sociais no Brasil. Saiba mais em: www.voxradar.com.br

Comentários