Você sabe de onde vem o seu medo e incômodo de estar em lugar apertado?

 



*Kamilla Machado Guimarães

Claustrofobia é o nome da fobia que envolve o medo de espaços fechados ou confinados. Uma pessoa com claustrofobia sofre de ataques de pânico ou receio constante de ter um ataque a qualquer momento quando está em um lugar apertado, fechado ou sem janelas, ou um lugar que a pessoa tenha receio de se sentir presa e com medo de sufocar, o que também inclui lugares com muita gente nos quais os movimentos sejam limitados.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esta fobia hoje atinge cerca de 25% da população mundial, um quadro bastante preocupante. E nem todas as pessoas buscam ajuda terapêutica especializada para se livrar dos sintomas e tratar a causa raiz do problema, muitos ficam apenas no uso de medicamentos, remediando sintomas, sem tratar a causa, que é emocional.

Esse medo exagerado e irracional de permanecer em ambientes fechados, com pouca circulação de ar pode ser desde elevadores, salas pequenas, transporte público, shows, ou até mesmo vestir roupas muito justas.

A pessoa que sofre desta fobia enxerga e percebe os ambientes de forma alterada, tem uma impressão psíquica menor do que realmente é, o que causa sensação de angústia, ansiedade, medo irracional, e pode levar ao pânico.

As causas da claustrofobia podem ser várias, e podem vir de alguma experiência passada ou da infância e até mesmo de traumas de quando ainda se estava dentro do útero da mãe. Ou até mesmo por viver dentro de um histórico familiar de claustrofóbicos, onde a pessoa tenha convivido e “aprendido” com um ou mais membros da família, mesmo que ele próprio não tenha vivido uma experiência traumática.

Também pode acontecer devido situações onde a pessoa tenha ficado presa ou mantida em um lugar confinado, por acidente ou de propósito. Ter sido vítima de abuso ou ter sido intimidado quando criança.

Ter tido alguma experiência em ambientes de multidões, de ter se perdido dos pais/familiares, ou na juventude, se perdido dos amigos.

Faz sentido para você? Vocêconhece alguém com Claustrofobia? Saiba que existem diversos tratamentos, mas o mais indicado, por ser mais rápido e eficaz, é a Hipnoterapia. Porque acessa o subconsciente da mente e trata diretamente a causa raiz do problema, ressignificando experiências traumáticas e consequentemente livrando a pessoa dos sintomas que adoecem e atrapalham no ir e vir do dia a dia, pessoal e profissionalmente. Busque ajuda!

*Kamilla Machado Guimarães é Terapeuta e Consultora de Saúde Física, Mental, Emocional e Energética. Psicóloga, Hipnoterapeuta Avançada OMNI, Consteladora Familiar Sistêmica, Decodificadora Mente e Corpo (Medicina Germânica), Consultora em Biohacking, Terapeuta de Barras de Access e Reiki. Contato Profissional: Whatsapp: (62) 9 9383-2409 / Instagram: @institutokamillaguimaraes 


Comentários