Foi intenso enquanto durou

 

29 | JUL | 2022

Foi intenso enquanto durou

Bom dia!

No dia 1º de março de 2021, quando o primeiro número desta newsletter foi disparado para cerca de 80 a 100 convidados entre amigos, o Brasil somava em torno de 700 mortes diárias por conta da Covid-19, e assistíamos espantados o descaso de um governo para com esses dados, sem saber que esse número inacreditavelmente superaria as 4 mil mortes diárias poucas semanas depois.

Naquela primeira edição ainda não tínhamos o exato tom opinativo de um editorial, que acabou marcando as edições desta newsletter ao longo de 1 ano e 5 meses. A nossa ideia era apenas aproveitar que já fazíamos uma leitura crítica para acompanhar a evolução das notícias sobre o tema ESG, e compartilhar o que achávamos imprescindível de ler antes de sair de casa, ou melhor, antes da primeira call do dia, já que ninguém se aventurava nem a ir até a portaria do prédio.

Por uma estranha coincidência, o número de menções ao termo ESG também batia na casa dos 700 (por mês) à época, e já era bastante expressivo, quase quatro vezes superior ao que saía na mídia um ano antes. Também mal sabíamos que no final de 2021, às vésperas e durante a COP 26, chegaríamos a mais de 4 mil menções mensais na mídia brasileira, resultado do despertar não só da imprensa, mas do mundo corporativo por essa sigla “mágica”.

Esses dois Brasis tão equidistantes, ora no descaso, ora na preocupação com o futuro, despertaram meu interesse, minha ira, meus desabafos convertidos em editoriais muitas vezes furiosos, outras vezes plenos, tentando pedir aos já mil e tantos assinantes para respirar... e seguir adiante, porque, no fundo, poderíamos melhorar.

Acompanhamos o nascimento de inúmeras iniciativas de produção de conteúdo e curadorias semelhantes ao longo deste período, e seguimos com a nossa seleção diária, nosso empenho no paralelo do exercício diário das atividades principais. Quase uma missão.

Mas é chegada a hora de dizer que esta missão foi cumprida. Com mais de quatro mil assinantes (olha a coincidência dos números de novo aí), uma surpreendente taxa de abertura acima dos 40%, na média diária, e uma aprovação de mais de 95% dos assinantes sobre o conteúdo (confirmada em levantamento recente), está na hora de parar para fazer um balanço e ver para onde ir.

Faltam braços e sustentabilidade, desta feita financeira, para manter a atividade paralela. Num ano de polarizações exacerbadas, em que a democracia passa por um de seus maiores testes na história contemporânea recente, concentraremos esforços no exercício das nossas funções, nos nossos propósitos e nas nossas causas, de outras maneiras.

Fica o agradecimento as que abriram a News ao longo deste ano, aos que compartilharam, aos que participaram ativamente escrevendo aqui, aos que acreditaram, enfim.

Não é um adeus, mas um até breve. Esperamos voltar logo, com o projeto reformulado, com novidades e com o mesmo espírito crítico de sempre. Até lá.

 *A newsletter deixa de circular a partir desta data, mas manteremos seu e-mail para próximas novidades que formos lançar. Tudo bem pra você? Segue a gente no LinkedIn que vamos tentar manter nossos debates por lá.

#DESTAQUES 

Marco - Em resolução histórica, ONU reconhece que preservação do meio ambiente é um direito humano em votação na Assembleia Geral nesta quinta-feira, com 161 votos a favor e oito abstenções. 

Gastos - Resseguradora Munich Re estima que US$ 65 bi foram gastos pelo mundo no primeiro semestre por causa do clima extremo, e sem considerar a histórica onda de calor na Europa. 

#ARTIGOS

Kamila Camilo - Aprendizes da Floresta, sementes para o mundo

João Lara Mesquita - Grande Recife Amazônico, agora mais conhecido

Opinião Folha de S. Paulo - Sofrimento duplo

Djamila Ribeiro - Opará Saberes quer apoiar pessoas negras na entrada em universidades públicas

Flávia Oliveira - Combate à fome é a maior das urgências

Yeda Crusius - Política é o caminho para superar a opressão contra a mulher

Andrea M. L. Pasold - As distâncias entre nós

Justin Lahart - Nem tudo é ruim, mas EUA deve desacelerar mais

Beatriz Rodrigues Sanchez - A contribuição dos feminismos para propostas legislativas

Opinião Estadão - Polícia menos letal é melhor

Inês Virginia P. Soares e Julia de Albuquerque Barreto - É preciso urgência para enfrentar o tráfico de pessoas

Opinião O Globo - Nova troca de comando no Inep expõe descaso do governo com educação

Ngozi Okonjo-Iweala, Rebeca Grynspan e Pamela Coke-Hamilton - Mundo em crise precisa de comércio e de ajuda

Tony Marlon - Artista pernambucana usa sacolas plásticas para bordar aves ameaçadas 

#EMPRESAS

NIVEA reduz emissão de gases do efeito estufa e diminui o uso de madeira em produtos. 

White Martins se prepara para disputar demanda de hidrogênio verde no mundo. 

Hcor lança plataforma de doação para atender crianças e refugiados.

C&A vence Prêmio ECO 2022 por projeto de economia circular. 

EDP atua para ser 100% verde até 2030 e colocar geração solar e eólica como prioridades. 

Vale apresenta projetos que ajudam a proteger, valorizar e promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia. 

#ENTREVISTAS 

EUA - Pesquisador de Princeton, Eric Larson detalha estudo que prevê como EUA será quando emitir zero carbono em 2050.  

Escolha - CEO da Mais Diversidade, Ricardo Sales conta que diversidade em fornecedores é critério de desempate para empresas. 

#EVENTOS 

Debate - Fórum Social Pan-Amazônico, que acontece até domingo no Pará, debate o que é fundamental para as sociedades no mundo. 

Ao vivo - Live do Valor hoje, às 12h, convida diretora da Anpei para comentar o que empresas brasileiras precisam para ter cultura de inovação.  

Maturidade - De 17 a 20 de agosto, festival em SP visa empregabilidade e empreendedorismo de pessoas com mais de 50 anos. 

#PODCAST 

Escravidão - Podcast “Durma com essa” comenta o resgate de 337 pessoas em situação análoga à escravidão no Brasil. 

#AGRONEGÓCIO 

Mulheres - Cooperativas faturam e empregam mais com presença feminina ganhando espaço no agronegócio.

Desmatamento - Documento em debate na Febraban lista regras contra desmatamento na Amazônia que frigoríficos terão que cumprir para acessar crédito.  

Onça - Especialistas apontam que projeto de Lei da Onça não estimula ado

...

[Mensagem cortada]  Exibir toda a mensagem

Comentários