Com o ACNUR, Wenyen Gabriel, do LA Lakers, visita terra natal Sudão do Sul para "falar em prol das pessoas refugiadas e deslocadas"

 


"Quero que as pessoas saibam sobre o Sudão do Sul. Sempre quis voltar, e estou feliz por ter conseguido chegar aqui", disse o jogador

Juba, Sudão do Sul, 29 de julho de 2022 – O ala-pivô do LA Lakers e ex-refugiado, Wenyen Gabriel, está nesta semana no Sudão do Sul, visitando a sua terra natal pela primeira vez desde que foi reassentado nos Estados Unidos ainda criança . Durante visita com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Gabriel se encontrou com famílias e indivíduos deslocados devido a inundações e conflitos na região.

Gabriel nasceu na capital do Sudão, Cartum, em 1997, depois de seus pais terem fugido da guerra civil no Sul. "Estou aqui no Sudão do Sul pela primeira vez desde que a minha família fugiu do país. Fomos realocados nos EUA como refugiados, com o apoio do ACNUR. A minha experiência me leva a querer falar pelas pessoas refugiadas e deslocadas de todos os lugares e ajudar a fazer a diferença", disse o jogador da NBA.

Wenyen Gabriel começou a jogar basquetebol quando era criança e atualmente joga pelo LA Lakers, uma das equipes de maior sucesso na história da NBA. Agora, com 25 anos de idade, está ansioso para apoiar o trabalho do ACNUR e aproveitar o poder do esporte para ajudar aqueles que são forçados a se deslocar para construir um futuro melhor.

“Quero que as pessoas saibam sobre o Sudão do Sul. Eu sempre quis voltar e estou feliz por ter chegado aqui. Organizei um acampamento de basquete nesta semana para crianças, incluindo 21 crianças deslocadas. Visitei acampamentos com o ACNUR e pude ver com meus próprios olhos a importância de ajudar as pessoas que foram forçadas a deixar suas casas, embora haja uma grande escassez de fundos para fornecer uma assistência vital. O mundo não deve se esquecer do Sudão do Sul”, disse Gabriel.

O representante do ACNUR no Sudão do Sul, Arafat Jamal, deu as boas-vindas a Gabriel: “Estamos honrados em ter um atleta tão dedicado, enérgico e compassivo conosco. Estou emocionado com sua paixão por retribuir ao seu país de origem e espero continuar nossa parceria para construir esperança e oportunidades para a juventude sul-sudanesa”.

A crise de pessoas refugiadas do Sudão do Sul é a maior da África e também uma das crises mais subfinanciadas do ACNUR no mundo, embora as necessidades sejam altas. Milhões de pessoas também são deslocadas internamente devido a conflitos e insegurança, bem como inundações e secas causadas pelas mudanças climáticas.

Gabriel continuou: “O Sudão do Sul é um país jovem, mas com muito potencial. Muitos sul-sudaneses foram bem sucedidos na diáspora. Temos modelos, atletas e empreendedores mundialmente famosos. Quero contribuir com minha parte e ajudar meu povo, incluindo pessoas refugiadas e deslocadas no Sudão do Sul, por meio do poder unificador dos esportes e, especialmente, do basquete”.

Wenyen Gabriel começou a apoiar o ACNUR em 2020, inclusive ampliando campanhas importantes e destacando o Dia da Independência do Sudão do Sul como um momento para olhar com atenção para a situação humanitária no país.

Comentários