Agricultores conhecem produção de fertilizantes orgânicos em Jundiaí

 Agricultores conheceram as etapas de fabricação dos fertilizantes orgânicos compostos, importantes neste momento de majoração dos minerais e benéficos para o meio ambiente e fomento da agricultura local











A Tera Ambiental, responsável pela produção dos fertilizantes Tera Nutrição Vegetal, recebeu em sua planta de compostagem produtores da cidade de Jundiaí e região. A visitação integrou a Semana do Agricultor, da qual a empresa é apoiadora. O evento é promovido pela Secretaria de Agricultura do município.
 

A programação, na quarta-feira, 27 de julho, iniciou-se às 9h, com as boas-vindas de Rafael Vettori, sócio da Tera Ambiental. Em seguida, houve palestra do engenheiro agrônomo da empresa, Fernando Carvalho Oliveira. O especialista explicou as etapas de fabricação dos fertilizantes orgânicos, produzidos a partir do lodo gerado no processo de reciclagem de efluentes e resíduos industriais e agroindustriais. Também falou da importância dessa atividade para o desenvolvimento da agricultura, sociedade e meio ambiente.
 

Ao abordar a questão dos fertilizantes orgânicos, Fernando ressaltou a necessidade de desmitificar a origem da matéria-prima utilizada na fabricação dos insumos, esclareceu as principais etapas empregadas no processo e destacou os ganhos de produtividade que proporcionam a agricultura. “É muito importante que os agricultores estejam bem-informados quanto à procedência dos fertilizantes orgânicos que produzimos e compreendam que o uso desse composto é totalmente seguro na agricultura. Trata-se de um grande aliado da produção de diversas culturas que temos em nossa região”.
 

Após a apresentação do conteúdo teórico, os convidados visitaram o galpão de compostagem termofílica da empresa, onde puderam observar, na prática, os métodos e processos utilizados na produção dos insumos, especialmente o tratamento realizado por meio de leiras revolvidas e estáticas e de peneiramento do produto acabado. Ao longo da visita técnica, o especialista da Tera sanou as dúvidas dos participantes com relação aos insumos agregados para padronização do composto, o papel estratégico de cada um deles no processo produtivo e orientou sobre a aplicabilidade do produto final, de acordo com os tipos de culturas.

 

Voz dos produtores
 

Segundo o produtor agrícola Reinaldo Oliveira, de Itupeva-SP, que participou da visita à Tera, as orientações técnicas recebidas são muito válidas para os agricultores, que enfrentam um momento dramático por conta da crise dos fertilizantes importados. Ele destaca que o Brasil tem soluções alternativas, como os fertilizantes orgânicos, que podem ajudar a mitigar o problema. “É muito importante eventos como este para a divulgação aos produtores, que, às vezes, desconhecem essa realidade. Nesse encontro, tivemos a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre esse tipo de produto. Foi uma boa iniciativa dos organizadores do evento e espero que continue tendo mais oportunidades como esta, voltada para a formação dos agricultores”, diz.
 

O produtor de frutas e grãos Almir Michelin, de Jundiaí-SP, relatou que já utilizou o fertilizante orgânico Tera Nutrição Vegetal em sua plantação de uva e percebeu bons resultados na época, principalmente no vigor das plantas. Ele conta que pretende voltar a utilizar o composto nos 120 hectares de milho que cultiva. “O valor do adubo mineral subiu muito. Então, quero experimentar o fertilizante orgânico no milho para tentar diminuir os custos, sem que haja queda de produção e de qualidade. Manter a produtividade com um custo mais baixo é o nosso objetivo”, destaca.
 

No encerramento da visita, os produtores receberam amostras do fertilizante orgânico Tera Nutrição Vegetal e participaram de um brunch antes de seguirem para a Escola Técnica Benedito Storani para as próximas etapas da agenda do evento.
 

Crédito das imagens: divulgação Tera Nutrição Vegetal

Comentários