Porque eu desenvolvi pânico de andar de avião?


 

Kamilla Machado Guimarães


Você tem medo de andar de avião ou conhece alguém que tenha? Então, esse artigo foi feito pra você. 

Muitos são os transtornos que o medo de avião causam na vida das pessoas, oportunidades de trabalho, de qualificação pessoal e profissional, viagens a passeio ou de trabalho, a pessoa vive uma vida de restrições, negando convites, muitas vezes inventando desculpas, por vergonha. Tem pessoas que viajam quilômetros de ônibus, ou de carro, porque não consegue entrar em um avião, passam por constrangimentos e situações devido a esse medo excessivo. 

É muito sofrido e desgastante lidar com esse medo diariamente e enfrentar diversos desafios causados por esse problema. 

Mas você sabe como se desenvolve o medo de avião? Primeiro você precisa entender algumas funções da nossa mente. Ela age em prol da nossa sobrevivência, da nossa proteção e para que possamos reproduzir (enquanto espécie). De acordo com as experiências vividas durante a vida, nossa mente armazena informações para nos fazer sentir e agir de determinada maneira. Como se tivessem pastas no nosso cérebro e que nelas são colocados arquivos desses registros. Às vezes nossa mente “desregula” devido às situações traumáticas que vivemos durante nossa vida, ou crenças vindas da nossa família e nosso meio, que nos faz ter um medo excessivo na tentativa de nos proteger e armazena esses registros em um desses “arquivos” na nossa mente, e é um medo que vai além do medo fisiológico natural que deveríamos sentir, esse medo patológico de avião, pode ser chamado de fobia ou pânico, é um medo além do perigo real, que trava, bloqueia e adoece a pessoa, atrapalhando sua vida pessoal, social e profissional, e impactando de forma negativa na sua saúde física, mental e emocional.

Sintomas como taquicardia, falta de ar ou respiração ofegante, transpiração excessiva, pensamentos acelerados e aterrorizantes, ansiedade, medo ou pavor, com uma sensação de morte são sintomas comuns de quem sofre de fobia de avião. Muitas vezes só de dizer a palavra “avião”, ou a pessoa ver um avião na TV, ou numa foto, ela já começa a ter sintomas de pânico. 

Têm pessoas que tratam com medicamentos, e eles ajudam em casos extremos e graves, minimizando os sintomas físicos, mas não curam as dores e traumas emocionais, para isto é preciso fazer terapia. 

Quando você não resolve um problema na raiz, com o passar do tempo é como uma bola de neve, os medicamentos vão “perdendo” o efeito, e os sintomas ficando cada vez piores. 

A técnica terapêutica mais eficaz e rápida para tratar fobia de avião é a Hipnoterapia, é uma técnica que busca a causa raiz do problema através da hipnose e te ajuda a ressignificar e resolver através das técnicas terapêuticas, esta técnica vai atrás daquele primeiro “arquivo” instalado dentro da sua mente, tratando diretamente a causa real e por isso é capaz de te livrar dos sintomas.

Kamilla Guimarães
Psicóloga, Hipnoterapeuta OMNI, Consteladora Familiar Sistêmica, 
Decodificadora Mente e Corpo,  Nova Medicina Germânica, Biohacker, 
Coaching da Mente, Terapeuta de Barras de Access e Reiki
Whatsapp da Clínica (secretária Lari): (62) 9 9383-2409
Instagram: @institutokamillaguimaraes

Comentários