*Por Ney Pereira
No ano passado, o Banco Central divulgou que 43,4% (2.427) das cidades brasileiras não possuem agências bancárias. O movimento de redução de espaços físicos de bancos vem crescendo desde 2016 com o processo de digitalização do sistema financeiro, ganhando força em 2020 com a pandemia de Covid-19.
Com o distanciamento social e os cuidados contra o vírus, os clientes passaram a usar ainda mais os canais remotos dos bancos, disponíveis via aplicativos em celulares e tablets ou pelo internet banking, acesso pelo navegador do computador. Mas não foi somente isso que possibilitou aos bancos fecharem algumas portas.
Por mais que tenha diminuído a necessidade de contato 1x1, muitos clientes ainda precisam de atendimento presencial e é aí que entra o correspondente bancário. Por isso, podemos afirmar que o Corban será a agência do futuro. A oferta de serviços por correspondentes bancários foi a solução encontrada para evitar que muitos brasileiros não fiquem sem atendimento, seja para assistência presencial ou por não terem acesso à internet.
Ampla presença e novo modelo de empréstimo Os correspondentes bancários estão presentes em 5.570 cidades segundo levantamento feito pelo Banco Central, o que representa ao menos um correspondente por município brasileiro. Acredito que o Corban tem uma grande oportunidade de crescimento, não só pelo aumento da demanda por seu atendimento, mas também pelo avanço do mercado.
No final de 2021, o Banco do Brasil anunciou que firmou um acordo com a administradora de correspondentes bancários e passará a vender seguros por meio desse canal. Quanto aos bancos privados, Itaú e Bradesco são os que mais têm aumentado as ofertas de vendas por correspondentes bancários e fechado agências físicas.
Bancos digitais também miram no correspondente bancário
Alguns bancos digitais já consideram utilizar os canais de correspondente bancário para crescer e alcançar mais clientes. Um exemplo prático de sucesso é o Banco Pan, instituição financeira controlada pelo Banco BTG Pactual S.A. e pela Caixa Participações S.A., que oferece conta digital. O Banco Pan optou por serviços presenciais contando com mais de 700 correspondentes bancários distribuídos pelo Brasil, que além da abertura da conta digital também podem oferecer empréstimos e financiamentos.
Essa prática pode ser seguida por outros bancos que já têm experimentado parceria com lojas físicas como estratégia de crescimento. Um exemplo é o C6 Bank, que desde 2020 conta com uma parceria com a Tim, o que atraiu mais de 200 mil clientes ao banco digital em apenas três semanas. De um lado o banco oferece créditos extra para cada recarga efetuada via aplicativo, do outro a operadora indica em suas lojas a abertura da conta digital para parcelamento de smartphone sem juros e acesso a cartão sem anuidade.
Momento de qualificação e profissionalização
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