Acadêmica da AFPESP participa do The Voice +

 Duxtei Vinhas Itavo, de 74 anos, titular da cadeira 12 da Academia de Letras, Ciências e Artes (ALCA) da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP), participou da segunda temporada do The Voice +. O programa destinado a pessoas acima de 60 anos.


A acadêmica da AFPESP apresentou-se nas audições às cegas do último domingo, 20 de fevereiro, e optou pela canção “Quando Te Vi - Till There Was You”, de Meredith Willson, versão de Ronaldo Bastos. “Eu participo de um coral de professores aposentados e ‘Quando Te Vi - Till There Was You’ é uma música do nosso repertório. Eu gosto bastante”, revelou Duxtei sobre sua escolha.

 

Mesmo não sendo escolhida pelos jurados do programa, Duxtei avalia que sua missão foi cumprida: “Eu me senti uma pessoa poderosa porque teve mais de cinco mil inscritos. Eles selecionaram 50 pessoas. Todos são profissionais da música, menos eu. Então, eu sou uma pessoa vitoriosa. Estou completamente realizada, muito feliz. Eu já recebi milhares de mensagens me parabenizando, que fiz muito bonito”, ressalta.

 

Duxtei é professora, com licenciatura em história, filosofia, ciências e letras, geografia e pedagogia. Além disso, é educadora há três décadas, artista plástica e contadora de histórias, para estímulo à leitura.

 

Moradora de Araçatuba, no interior paulista, tem intensa atividade na área sociocultural. Cursou desenho e pintura na UNA (Universidade Aberta da Terceira Idade de Araçatuba) e é autodidata na experimentação de tintas e materiais.

 

Duxtei doou ao Museu da Viola Caipira "Tião Carreiro", de Araçatuba, a tela "Tributo a Tião Carreiro". A obra, de sua autoria, é uma das peças especiais do acervo da instituição.

 

A acadêmica foi delegada regional da Cultura da Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo, em Araçatuba. Também atuou como chefe de Divisão de Administração e Ação Social da prefeitura da cidade.

 

Na área da pedagogia, Duxtei foi professora de História da Arte, História Moderna e Contemporânea, Estudos Sociais, Economia e História Econômica. Tem participação em diversos concursos, como organizadora e concorrente, além de escrever artigos nas revistas “Outros Olhares” e “Raçatub com Arte”.
 



Sobre a AFPESP

 

A Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP) é uma entidade sem fins lucrativos e direcionada ao bem-estar dos servidores civis estaduais, municipais e federais atuantes do território paulista. Fundada há nove décadas, é a maior instituição associativa da América Latina, com mais de 244 mil associados.
 

Está presente em mais de 30 cidades. Tem sede e subsede social no centro da capital paulista, 20 unidades de lazer com hospedagem em tradicionais cidades turísticas litorâneas, rurais e urbanas de São Paulo e Minas Gerais, além de 19 unidades regionais distribuídas estrategicamente no Estado de São Paulo.

Comentários