Alunos da rede pública de Lençóis Paulista e Macatuba participam de projeto que levará estudantes a Portugal

 Estudantes participam em janeiro do campus de arte-educação, etapa decisiva para a seleção daqueles que viajarão em intercâmbio

Ir a Portugal e percorrer os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil em um intercâmbio cultural de 10 dias. Essa será a oportunidade conquistada por estudantes da rede pública de ensino que participam do “Era uma Vez... Brasil”, projeto de arte-educação que acontece nacionalmente e está em sua quinta edição. A iniciativa vem, desde março de 2020, mobilizando 1.500 alunos e mais de 70 professores do oitavo e nono ano da rede pública de ensino de seis cidades brasileiras: Lençóis Paulista e Macatuba (SP), Salvador, Mata de São João e Jacobina (BA) e Belo Jardim (PE). 

Nesta edição, o projeto traz como tema central o processo de colonização do Brasil e os principais impactos das transformações instituídas pelos portugueses na vida de pessoas invisibilizadas pela História clássica, especialmente no período em que a corte esteve em solo brasileiro. 

Uma das referências básicas para o trabalho é o livro 1808, do escritor Laurentino Gomes. Além de propor a pesquisa sobre história e cultura do Brasil, o programa estimula também a escrita e a leitura, além do conhecimento mais aprofundado sobre história em quadrinhos (HQ) e audiovisual. 

Janeiro marca o início de uma etapa decisiva para o “Era uma Vez... Brasil”: o campus de arte-educação, que acontece em semanas consecutivas nas seis cidades de realização do projeto envolvendo, ao todo, 500 adolescentes. Em Lençóis Paulista e Macatuba serão 125 estudantes participantes, todos oriundos da rede pública de ensino. 

“Os alunos farão uma imersão às diferentes linguagens artísticas, participando de oficinas de Interpretação, Roteiro, Som e Fotografia, além de Vivências Indígenas e Afro-brasileiras” explica Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, que realiza o projeto. Como resultado desses encontros, os estudantes produzirão curtas-metragens de 15 minutos sobre tudo que aprenderam durante o processo do projeto. 

Na região, o projeto conta com a parceria fundamental da Lwart, que patrocina o projeto pela primeira vez, possibilitando a inclusão dos alunos das duas cidades. “Para a Lwart, é sempre motivador fazer parte de projetos como o Era Uma Vez, que vem em total sintonia com o nosso propósito, que é o de construir o amanhã, transformando o hoje. Acreditamos efetivamente na educação como um dos pilares de transformação social, e participar deste projeto só reforça nossos valores de solidez, empreendedorismo e valorização das pessoas”, destaca a Gerente de Comunicação e Marketing Institucional, Carolina Rocha Tanese.  

ETAPAS E PROJETO

Criado pela Origem Produções, o “Era uma Vez... Brasil” é um programa de atividades educativas, artísticas e culturais, realizadas em quatro etapas, com o objetivo de colaborar com a difusão da cultura nacional. 

O projeto exalta a diversidade, pluralidade, multiplicidade e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil, valorizando a perspectiva dos povos indígenas e africanos nessa construção e trabalhando conceitos fundamentais como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo, ecossocialismo em todas as suas etapas. Em quatro anos consecutivos de “Era uma Vez... Brasil”, foram beneficiados cerca de 8 mil jovens, 27 municípios, 364 escolas e 1.500 famílias nos estados Bahia, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.

Realizada simultaneamente em todo o país, a quinta edição do projeto começou em março de 2020 e, por conta do avanço da pandemia, teve muitas das suas atividades adaptadas para o formato online. Em maio de 2021, as ações presenciais foram retomadas e desde então acontecem respeitando todos os protocolos de segurança sanitária vigentes. 

A primeira etapa, chamada de Fatos Históricos e finalizada em novembro de 2021, mobilizou mais de 70 professores em encontros sucessivos de formação e capacitação, incluindo vivências culturais de temática indígena e afro-brasileira. A partir disso, foram propostas atividades de leitura, pesquisa e produção aos alunos, tendo como resultado a produção de histórias em quadrinhos e vídeos. Os estudantes que criaram as melhores HQs seguem agora para a segunda etapa, o ‘Campus de arte-educação’.

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