Porque nos sentimos tão culpados em relação a vida, em relação aos amigos, aos pais

 

 

por Ana Claudia de Carvalho, Terapeuta Sistêmica (foto/arquivo pessoal)


Muitas pessoas vivenciam momentos de culpa extrema, tudo que se dispõem a fazer sem que seja a vontade do outro, ou o que esperam dele, naturalmente essa pessoa se sente muito culpada e fica mal ao ponto de sentir sintomas. Sintomas esse que pode ser uma diarreia a dores de cabeça por exemplo.

Você é essa pessoa?

Faça uma retrospectiva de seu ano de 2021, quantas vezes você deixou de estar com pessoas que desejava, ir a lugares que queria. Para não magoar outras pessoas, mas que pode e sempre magoa a si próprio... Já parou para pensar o quanto você se magoa em favor do outro?

Antes de adentrarmos a essa origem de culpa extrema, seria necessário que entendesse o significado da palavra “origem”.

Significado da Palavra - Origem

  1. Ponto de partida, Princípio e Causa.

Resumindo, tudo na vida existe uma origem, principalmente os seus problemas. 

Talvez você já tenha se questionado ou talvez ainda não. E esse sentimento de culpa extrema tem uma origem.

Algumas pessoas tão dedicadas, trabalhadoras, com boa índole, com muita VONTADE, são cercadas de problemas e não conseguem alcançar seus objetivos.

Por que essas pessoas que são bem intencionadas estão sempre querendo algo e quando precisam dar limites a outros, não conseguem fazer.


Amigo, amiga… você pode pensar o que quiser, pois a opinião é sua.

Mas aprenda uma coisa muito importante: opinião todo mundo tem… 


…agora, informação de qualidade, apenas alguns a possuem. 

E depois de muito tempo estudando, através de livros, graduação, especializações e finalmente a 5 anos estudando a visão sistêmica, que será uma real vivencia em minha vida para sempre

…eu descobri a resposta

Não adianta você ter um bom trabalho, ganhar bem, ter uma família boa e qualquer outra coisa de bom, se você não está no controle!


Porque se você não está no controle, alguém vai estar, e esse alguém pode ser a autossabotagem, procrastinação, preguiça, medo ou qualquer outra coisa que te impede de viver uma vida extraordinária! Uma vida sua. Que você realmente decida!

A culpa te leva a todos esses fatores, de você possuir a condição necessária para fazer uma viagem espetacular com sua esposa, marido, filhos. E você desistir porque algumas pessoas que lhe são caras não poderem ir. E você pensar assim, como vou gastar, como vou deixar de estar com as pessoas que me são caras para estar em outro lugar. Assim você se coloca em uma vida escassa desprazerosa por amor e infidelidade. É doloroso eu sei!

Ana você não compreende.

Sim, eu compreendo e aceito. Mas não preciso ser fiel a uma dinâmica adoecida que me consome e torna minha vida desprazerosa.

No livro Onde estão as moedas de Joan Guarriga Bacardi ele diz:

“Temos que reconhecer que o amor bom, aquele que ajuda de verdade, é o amor que olha, que vê os demais e é capaz de respeitar suas dificuldades. É, sobretudo, o amor que pode enxergar nos olhos dos seres que ama, especialmente nos dos pais, o desejo de que seu filho esteja bem e cresça livre e feliz. Nenhum problema dos filhos ajuda os pais. Apenas desse modo a Ordem é respeitada e o Amor que liberta pode fluir.” Pág. 20

Ana, não sei onde está querendo chegar com isso.

Ao princípio caro leitor, ao princípio. Nossas culpas vêm inconscientemente de nosso ambiente familiar. Daquele que nos formou e moldou para a vida. Muitas vezes para uma vida de projetos do outro. E quando entendemos que não podemos ser a extensão e nem o projeto do outro, somos capazes de tomarmos nossas próprias decisões, estarmos com quem queremos sem que sintamos culpa e dores musculares ou até mesmo anciã de vomito. Somos uma sociedade aprisionada em princípios impostos por outros. Claro todo homem precisa ser honesto, integro e de boa índole. Mas até que pondo você suporta ser o certinho arrumadinho para não decepcionar o outro, ou o que esperam de você.

ESTÁ EM UMA GAIOLA DE OURO, MAS AINDA ASSIM É UMA GAIOLA!

Faça uma retrospectiva de seu ano de 2021, quantas vezes você deixou de estar com pessoas que desejava, ir a lugares que queria. Para não magoar outras pessoas, mas que pode e sempre magoar – se  a si próprio...

Olhe para você, sinta seu corpo, ele fala com você todos os dias, sinta se tem dores musculares, se sente ansiedade ou uma leve tristeza que não sabe de onde vem...Aproveite esse início de ano para fazer um compromisso com você de fidelidade com você! Cuidar de seu corpo, sua mente e de seu emocional...equilíbrio é tudo, autoconhecimento é tudo...qualidade de vida!!!

Feliz Ano Novo!! 2022 lhe espera de braços abertos para que você seja mais você!!!


Comentários