Prêmio Band Cidades Excelentes - Jales é premiada em Infraestrutura e Mobilidade Urbana em cidades de 30 a 100 mil habitantes



 
 Jales já havia recebido o prêmio de melhor desempenho em Infraestrutura e Mobilidade Urbana entre as cidades de 30 mil até 100 mil habitantes no estado de São Paulo e, em Brasília, na terça-feira (23) recebeu o prêmio como a cidade com melhor desempenho a nivel nacional na modalidade

A cidade de Jales (SP) foi a vencedora da categoria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de 30 mil a 100 mil habitantes do Prêmio Band Cidades Excelentes 2021. A festa de premiação em Brasília foi um grande espetáculo e contou com presença de autoridades dos três poderes. Entre elas o vice-presidente da república Hamilton Mourão, o Ministro do STF Gilmar Mendes, os presidentes da Câmara, Arthur Lira e do Senado, Rodrigo Pacheco, além de ministros do governo federal como Fábio Faria, das Comunicações; Flávia Arruda, da Coordenação Política; e Gilson Machado, do Turismo.

Johnny Saad, presidente do Grupo Bandeirantes, explicou como as escolhas foram feitas.  “Esse foi um sonho que começou há 13 anos, quando convidei prefeitos das capitais para um almoço na minha casa junto com professor Raimundo Godoy. Era um desafio muito maior do que eu tinha imaginado a execução disso. Hoje a execução é feita com máquinas, com softwares, então não tem mão humana. Não tem jeito de dar um jeitinho. Quem está aqui é porque atingiu os três melhores lugares nas categorias”, esclareceu Saad. 

A Band analisou as cidades em diferentes categorias, como serviço público de qualidade todos os dias, saúde, educação, transporte, transparência e desenvolvimento socioeconômico.  A iniciativa é advinda da parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila. “A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes é feita a partir da ferramenta desenvolvida pelo Instituto Aquila, IGMA. A plataforma é estruturada baseada em Inteligência Artificial, que, a partir de um algoritmo, consolida resultados a partir de dezenas de indicadores em uma única nota final”, disse Saad.

Os indicadores são construídos a partir de cinco pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.Para cada pilar, os municípios foram separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes. Na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana foram avaliados os indicadores condições habitacionais e urbanas, serviços coletivos urbanos, abastecimento de água, frota de veículos por habitantes e tempo de deslocamento de casa para o trabalho. 

Jales concorreu e apresentou melhor desempenho que as cidades  de Cianorte (2°), no Paraná e Timbó (3°) , em Santa Catarina. Na mesma categoria, acima de 100 mil habitantes, apresentaram melhores desempenhos, as cidades de Americana (SP)  em 1°, Patos de Minas (MG) em 2°  e Maringá (PR) em 3° e também até 30 mil habitantes, o desempenho ficou com Pontes Gesta (SP) em 1°, Lobato (PR) em 2°  e Cachoeira Dourada (MG) em 3°. 

Prefeito Luís Henrique recebendo o prêmio

O prefeito Luis Henrique Moreira (PSDB),  que estava acompanhado da primeira-dama Alziane Rossafa Moreira na cerimônia, no recebimento do troféu  Prêmio Band Cidades Excelentes 2021,   em seu discurso destacou que “essa é uma das noites mais especiais da minha vida. Contribuir para que Jales, a cidade que amo, seja reconhecida nacionalmente, é uma das minhas maiores conquistas. Obrigado a primeira-dama, Alziane Rossafa Moreira, a vice-prefeita    Marynilda Cavenaghi, a todos os secretários municipais, colaboradores e funcionários da Prefeitura, e, principalmente, a toda população jalesense. Vocês são a verdadeira razão desse prêmio” e  parabenizou o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Manoel de Aro e sua equipe  enfatizando que “a infraestrutura e mobilidade urbana transforma a vida das pessoas e oferece mais qualidade de vida para a população. Sabemos que temos muito a fazer ainda, mas com muito trabalho, fé e esperança e sem medo de lutar, faremos de Jales uma das melhores cidades pra se viver” finalizou o discurso de agradecimento dizendo que “sou uma pessoa que carrega Deus no coração. Como diz o Padre Fábio de Melo, nenhum obstáculo pode ser maior que nossas esperanças. E eu tenho a esperança de Jales ser uma cidade cada vez melhor pra se viver, de termos um Brasil cada vez melhor”.

A final da cerimônia de entrega, o presidente João Carlos  parabenizou os prefeitos e prefeitas finalistas e ressaltou que “nossa intenção com o prêmio Band Cidades Excelentes é fazer uma justa homenagem às cidades que atingiram excelentes indicadores de gestão. Esse prêmio é um sonho que começou há 13 anos quando convidei prefeitos das capitais brasileiras para um almoço em minha casa e falei da vontade de homenagear chefes do Poder Executivo Municipal que se destacavam, mas quando formos colocar em prática nos foi apresentada a dificuldade de conseguir os dados, os números e as informações dos municípios e parametrizar para podermos comparar. Era um desafio muito maior do que eu tinha imaginado. Isso nos fez demorar tanto tempo para podermos realizar o prêmio, mas hoje isso é feito por máquinas, por softwares, por inteligência artificial, não tem erro, não tem forma de dar um ‘jeitinho’, quem está aqui é porque realmente atingiu os três melhores lugares em cada categoria”.

O trabalho pioneiro de levantamento dos dados foi comandado pelo Instituto Áquila. Todas as informações sobre os mais de 5.500 municípios brasileiros vão ficar à disposição para consulta pública e de graça no site do Instituto.  “E o trabalho vai continuar. A próxima edição do Prêmio Band Cidades Excelentes já está confirmada para 2022. “Pro ano que vem um prêmio maior, com mais atrações, prêmios e estaremos com tapete vermelho para os prefeitos”, concluiu Johnny Saad. 

Comentários