Incoerências à Ômicron

 





Passamos o mês todo ressaltando a consciência negra e falando entre a “turma do ESG” de maior diversidade e inclusão. Inclusão. O ato de incluir, de não deixar de fora e não excluir, para ser mais explícito. Fechamos o mês excluindo.

Com a detecção de uma nova variante do Sars-CoV-2 encontrada na África do Sul, que gerou reações de pânico em todo o mundo, países se preocuparam mais em fechar fronteiras com a África do que com enviar vacinas para o continente. Brasil e Estados Unidos estão entre eles e até mesmo países da União Europeia.  Nem mesmo o Canadá, que tem reservas de vacinas compradas para até seis vezes o equivalente à população, enviou um voo para a África do Sul para tentar ampliar a imunização local e conter novas variantes.

moçambicano Mia Couto e o angolano José Eduardo Agualusa falam em discriminação. “Cientistas sul-africanos foram capazes de detectar e sequenciar uma nova variante do SARS Cov 2. No mesmo instante, divulgaram de forma transparente a sua descoberta. Ao invés de um aplauso, o país foi castigado”.

"Há mais pessoas nos países ricos que agora receberam uma terceira dose do que há pessoas nos países mais pobres que receberam a primeira dose. Isso é o resultado de má política"  afirmou o diretor da ONE Campaign na Alemanha, Stephan Exo-Kreischer, evidenciando a nossa nota zero no S e no G.

Para Natália Pasternak, o que observamos hoje na África do Sul não é nada de inesperado. “Sabíamos que locais com baixa taxa de vacinação poderiam se tornar meios de cultura para o vírus, que, ao ter terreno livre para se multiplicar, poderia acumular mutações, e algumas destas mutações, por loteria genética, poderiam conferir-lhe maior capacidade de transmissão ou a possibilidade de escapar do sistema imune, ou ambos. Mas também sabemos que muitas mutações — a maioria — não trazem vantagem para o vírus, ou trazem desvantagem. Até agora, conhece-se muito pouco sobre a nova variante”. Sabíamos, mas nada foi feito.

Angelique Coetzee, diretora da Associação Médica da África do Sul, garante: "Se não vacinarmos o continente africano, ninguém será capaz de dormir em segurança no resto do mundo". A desigualdade no acesso à vacina, aliada ao negacionismo, possibilitou que a ômicron surgisse na África e se espalhasse pelos cinco continentes do planeta.

Ontem, dezenas de milhares de austríacos se manifestaram contra a obrigação de se imunizarem. Na sexta um austríaco de 55 anos morreu em decorrência da Covid após se infectar deliberadamente uma “festa corona”, que prevê a auto infecção para adquirir imunidade e “se livrar da vacina”.

Na última semana de outubro, a Europa e a Ásia Central foram responsáveis por 59% de todos os casos e 48% dos óbitos registrados no mundo inteiro. Com quase 1,8 milhão de novos casos e 24 mil novas mortes relatadas, a Europa e a Ásia Central viram um aumento de 6% e 12%, respectivamente, em comparação com a semana anterior. Segundo a OMS, se for mantida esta tendência, essas regiões poderão registrar mais meio milhão de óbitos por Covid-19 até 1º de fevereiro de 2022, e 43 países enfrentarão novamente o risco de colapso nas capacidades de resposta dos seus sistemas de saúde. A média vem crescendo desde então.

Não foi por falta de vacina, mas sim por falta de conscientização sobre a importância de se vacinar. Só que neste caso, não houve interesse de se fecharem fronteiras a esses países.

#DESTAQUES

ESG - Especial publicado no fim de semana na Folha de S.Paulo mostra como a onda ESG vem estimulando empresas e Estados a adotarem práticas sustentáveis. O greenwashing (e como as empresas podem evitá-lo) também foi tema de reportagem.

Proibição - O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, atacou a União Europeia por "protecionismo comercial" e "miopia" depois que o bloco propôs a proibição de importações agrícolas originárias de áreas desflorestadas. Segundo ele, os dados de destruição da Amazônia "não são tão ruins quanto parecem".

Garimpo Ilegal - A Polícia Federal e o Ibama apreenderam e destruiram dezenas de balsas numa operação no rio Madeira contra o garimpo ilegal de ouro. Moradores estão preocupados com o risco de contaminação da água e o impacto na pesca. Os garimpeiros disseram que retornarão assim que a polícia sair.

Desmatamento - Cinco ministérios do governo Jair Bolsonaro apontaram uma reversão do desmatamento da Amazônia, um mês após fim do ciclo com a maior devastação em 15 anos, e associaram políticas desenvolvidas pelas pastas a uma falsa constatação de diminuição dos índices de desmate.

#ARTIGOS

Joan Michelson - COP26: Por que lidar com a mudança climática requer novas métricas e mulheres

Antonio José Pereira - A real geração de valor na saúde

André Jácomo - Qual o peso dos consumidores no avanço da agenda de sustentabilidade?

Romeu Zema e Marília Melo - Minas Gerais e a agenda de mudança do clima

José Antonio G. de Pinho - Bolsonaro já foi longe demais!

Hamilton Carvalho - O Brasil está secando

Otaviano Canuto - Tem pedágio na estrada da descarbonização

Lourival Sant'Anna - Países avançados colocam o meio ambiente em primeiro lugar

Thiago Ferreira Almeida - O pacto global para o meio ambiente

Sergio Amaral - Estados Unidos x China: cooperação ou conflito?

Kristian Lee, Yun Ki Lee, Patricia Blumberg e Ricardo Freitas - O ‘E’ do ESG no lar brasileiro

Editorial O Globo - Ampliar fiscalização é essencial para reduzir desmatamento na Amazônia

Manuel Otero - Agricultura, eixo do desenvolvimento sustentável

#EMPRESAS

Vivo Empresas lançou um selo sustentável para demonstrar os critérios ESG das empresas

Itaú Cultural lançou um catálogo virtual para dar visibilidade ao trabalho de pessoas com deficiência

Vale e BNDES fecharam parceria para projeto que irá investir R$ 500 milhões em recuperação de florestas

Booking.com lançou um selo ‘Viagem Sustentável’

Acciona decidiu entrar no mercado de geração de energia renovável no Brasil

#ENTREVISTAS

Descarbonização - Em entrevista à Folha, Carlos Leiria Pinto, gerente-geral da IFC (International Finance Corporation) no Brasil, disse que os bancos precisam se comprometer com a descarbonização de seus portfólios, e restringir o investimento em setores poluentes.

Carbono Zero - Em entrevista à EXAME, Cristiano Teixeira, CEO da Klabin, falou de seu papel na COP deste ano e do caminho que a iniciativa privada vem percorrendo rumo ao net zero.

Agenda ESG - Em entrevista ao Brasil Energia, Gabriel Brasil, analista de riscos do escritório do Cone-Sul da Control Risks, fala sobre ESG, COP26 e defende a adoção de políticas públicas para a eletrificação da mobilidade.

Floresta - Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e ex-secretário da Agricultura de Minas Gerais, em entrevista ao Estadão afirmou que a preservação da Amazônia depende da criação de alternativas sustentáveis de produção, que possam gerar renda para os habitantes da região.

#AGRONEGÓCIO

Produção e Conservação - O produtor rural de Goiás, Abílio Pacheco, vem conciliando gado, lavoura e floresta na mesma terra e virou referência mundial, conseguindo triplicar a sua produtividade com o sistema integrado lavoura-pecuária-floresta.

#CLIMA

Mulheres - Segundo relatórios da ONU, independente do setor em questão, cabe às mulheres carregar a maior parte do fardo causado pelas mudanças climáticas. Essa vulnerabilidade é resultado de uma série de fatores sociais, econômicos e culturais.

Juventude - Destaque na COP26, os jovens do Brasil estão fazendo pressão para a inclusão da educação climática no currículo das escolas de ensino básico.

Emissões - Com desmatamento e metano em alta, o Brasil ruma para emissão de carbono 69% acima da meta, descumprindo promessas assumidas na COP 26 e prejudicando o meio ambiente e sua imagem.

#ENERGIA

5G - A indústria está calculando a demanda energética necessária para a implementação do 5G no Brasil. O uso de energia limpa e renovável está entre as soluções das operadoras.

Hidrogênio Verde - O Brasil terá papel relevante na estratégia da holding francesa Engie para atingir a meta de chegar a 4 gigawatts (GW) de capacidade global de produção de hidrogênio verde até 2030.

#FINANÇAS

Diplomacia - A postura do Itamaraty nas discussões sobre as mudanças climáticas e desmatamento vem trazendo consequências econômicas sérias para o Brasil, em forma de  embargos, restrições, ameaças e projetos de leis.

Títulos Verdes - Ministérios da Fazenda na América Latina têm pressa em acessar o crescente mercado de títulos verdes na esteira da COP26, de acordo com o Banco Mundial.

Mercado de Carbono - O desenvolvimento de um mercado regulado de crédito de carbono em âmbito global oferece oportunidades promissoras para empresas brasileiras.

Investidores Anjo - Cinco profissionais formados pela Fundação Dom Cabral lançam hoje um grupo de investidores anjos com foco exclusivo em startups voltadas para negócios de impacto e estratégias ESG.

#INDÍGENAS

Vozes da Floresta - Projeto do #Colabora e do ((o))eco, o Vozes da Floresta traz reportagens especiais sobre as perspectivas dos povos tradicionais do Brasil.

#INTERNACIONAL

Ásia - Com gargalos de financiamentos internacionais para projetos climáticos, cidades asiáticas estão se adaptando para financiar iniciativas em prol do clima.

Alemanha - Enquanto o novo governo alemão está sendo formado, a crise climática tornou-se tema central da era pós-Merkel, com apostas na modernização da economia e energias renováveis.

#MEIO AMBIENTE

Monitoramento - A FAO (Organização para Alimentação e Agricultura da ONU) acaba de lançar ferramenta geoespacial que visa ajudar países de todo o mundo a conter a perda de florestas e o desmatamento.

Literatura - A Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) começou neste sábado, em sua segunda edição totalmente virtual. Pela primeira vez, o evento iniciou com homenagem a florestas e povos indígenas, e não a um escritor.

Garimpo - Imagens de balsas espalhadas de garimpeiros ilegais em trecho proibido de um dos principais afluentes do Amazonas correram o mundo, em clara afronta ao Estado, e um reflexo do momento que o país vive.

Reciclagem - O Brasil perde R$ 14 bilhões por ano com a falta de reciclagem adequada de resíduos. Diante desse cenário, iniciativas estão conectando a sociedade civil para mudar esse panorama.

#POLÍTICA

Legislação - Projetos de lei em tramitação estão causando o desmonte da reforma agrária e agravando a crise ambiental no Brasil, além de ampliar a concentração de terras.

#SOCIAL

Baixo Carbono - O Programa de Capacitação em Tecnologias Agrícolas de Baixo Carbono (TecABC), está na última etapa da formação de 600 especialistas para a produção rural de baixo carbono no semiárido, ensinando estratégias de movimentação reduzida do solo e substituição de insumos.

Estratégia ESG é uma iniciativa de Alter Conteúdo em parceria com a agência epbr

Comentários