Dezembro começa com ZCAS sobre o BR

 Uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul, mais conhecida como ZCAS, volta a se organizar sobre o Brasil no início de dezembro. O primeiro dia do mês já será marcado pela influência do sistema, que vai favorecer a ocorrência de bastante chuva entre o Norte, Centro-Oeste, áreas do Sudeste e até alguns pontos do Nordeste. A ZCAS deve ficar ativa até o dia 3 de dezembro sobre o Brasil.


Dezembro começa com ZCAS no Brasil

As projeções dos modelos meteorológicos indicam a formação da ZCAS na quarta-feira, 01 de dezembro de 2021. Este sistema deve ficar ativo no Brasil pelo menos até o sexta, dia 03 de dezembro.

Desta vez, o eixo da ZCAS tende a se posicionar mais ao norte (2):



Com isso, a expectativa é que os primeiros dias de dezembro sejam marcados por chuva volumosa em muitas áreas do centro-norte do Brasil.

Os maiores acumulados são previstos entre o centro-norte de Minas Gerais, Espírito Santo, áreas do sul e oeste da Bahia, centro-norte de Goiás, Distrito Federal, norte de Mato Grosso, Tocantins e centro-sul do Amazonas. A chuva também vem forte em muitas áreas do Maranhão, Piauí, Rondônia, sul do Pará e até no norte do Rio De Janeiro .

O sistema começa a se dissipar na sexta-feira, 3 de dezembro, mas ainda vai sobrar muita umidade sobre o Brasil, com isso as pancadas de chuva com forte intensidade ainda vão acontecer em muitos estados brasileiros.

Fonte: Modelo GFS

* A chuva sobre São Paulo é o acumulado desta terça-feira, dia 30. Entre o período de 01 e 04 de dezembro o ar tende a ficar mais seco.



Atenção!

Atenção para o risco de alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamento de rios em vias e cidades. Aos produtores agrícolas, esse período é conhecido como invernada e atrapalha as atividades em campo, além de aumentar a umidade em solo.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para segmentos estratégicos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.


Em 2015, investiu na instalação do LABS Climatempo, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), que atua na pesquisa e desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Em 2019, a Climatempo passou a fazer parte do grupo norueguês StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão, e dois anos depois, em 2021, uniu-se à Somar Meteorologia, formando a maior companhia do setor na América do Sul. A fusão das duas empresas impulsiona a Climatempo a ser protagonista global de fornecimento de dados e soluções para os setores produtivos do Brasil e demais países da América Latina, com capacidade de oferecer informações precisas de forma mais ágil e robusta.




O Grupo Climatempo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Comentários

Postar um comentário