Reflexões: Melhorando sempre

 


Adelvair David davidesp.weebly.com www.addavid.blogspot.comAcompanhe 

Adelvair David no www.facebook.com/MadoEspirita www.instagram.com/MadoEspirita  www.twitter.com/MadoEspirita  @adelvairdavid


Não se pode servir a dois Senhores1, asseverou Jesus.

É conflituoso o processo de amadurecimento do sentimento humano. Duas situações se confrontam na intimidade da criatura, o desejo de atender às paixões das quais se tornou servil e a proposta de ser uma pessoa melhor e diferente de antes, em ambos os casos existem variadas justificativas que lhes defendam.

Não é fácil abandonar os velhos hábitos, mesmo quando nocivos, a viciação é um agente paralisador da razão não lhe dando trégua,os argumentos íntimos são muitos fortes para que o desejo seja satisfeito. É comumouvir-se: eu sabia, mas não resisti, eu tinha a informação, mas não a utilizei, eu não consigo é mais forte do que eu, assim, mesmo sendo destruído lentamente ou comprometendo-se para o resto da existência não é raro se ver aqui e ali quem se entregue aos mais absurdos comportamentos.

Sem dúvida não somos perfeitos, isto é fato,mas é possível melhorarmos, não fosse isso, a vinda de Jesus teria sido em vão, o Seu ensinamento é atemporal para que possamos aplicá-lo sempre, vida após vida.Toda mudança demanda tempo e muito esforço, se não conseguimos não é porque não é possível, mas por falta de vontade firme, por acomodação no erro e na imperfeição, geralmente gostamos da posição que ocupamos e do que estamos vivendo, mesmo que isto esteja nos fazendo mal. Quando Jesus disse que não se pode servir a dois senhores estava nos ensinando que não dá para harmonizar o certo com o errado, somente a opção pelo bem, pelo amor, pela ética e pela verdadeira moral nos tornará verdadeiramente felizes.

Para adquirir vontade firme não basta resistir ao mal, porque aos poucos ele irá retomando o seu espaço em nossas vidas sendo uma tendência dominante em nós,domar as más inclinações, fazer o bem no limite das nossas forças fortalecerá a nossa decisão, em cada existência corpórea vamos construindo o anjo que um dia seremos.

Há então maneiras de servirmos ao bem e evitarmos o mal, necessitamos fazer uma rigorosa vigilância dos pensamentos, sentimentos e ações, buscando na prece o refrigério para as ardências das paixões inferiores em nossas almas a fim de lhes diminuir o império sobre nós e multiplicarmos as ações do bem em toda parte onde estivermos para nos fortalecermos moralmente, e assim, embora existam dois senhores dentro de nós, estaremos servindo a um só, ao amor,  minimizando erros e aumentando os acertos.

O MAL É APENAS A AUSÊNCIA O BEM, AO OPTADOR PELO AMOR, ESTAMOS NA DIREÇÃO DA PAZ E DA FELICIDADE.

(1) Mateus 6:24


Comentários