FFHC Convida |Webinar com Drago Kos (OCDE), Paul Farley (SFO UK) e Maíra Martini (TI) - A luta contra a corrupção e a inserção internacional do Brasil


 
 
 WEBINAR
 
A luta contra a corrupção
e a inserção internacional do Brasil

 

O tema da integridade e boa governança passou a ter grande destaque no mundo nos últimos anos. Tem sido cada vez mais presente a ação de governos, organismos multilaterais, sociedade civil e setores empresariais para o estabelecimento de legislações nacionais mais rígidas, convenções internacionais, pactos setoriais de compliance e mecanismos independentes de avaliação de integridade e riscos de corrupção.

Somente neste ano, diversas notícias reforçam a percepção de aumento da pressão global na pauta anticorrupção, como, por exemplo, a publicação de um memorando do governo de Joe Biden, nos Estados Unidos, estabelecendo o enfrentamento da corrupção doméstica e estrangeira como item central na política de segurança nacional do país. No mês seguinte, o Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou resolução específica para o enfrentamento da corrupção na perspectiva da promoção dos direitos fundamentais. Também estarão em curso, em breve, ações dirigidas especificamente ao Brasil, com processos regulares de avaliação do cumprimento de convenções internacionais contra a corrupção e a lavagem de dinheiro.

Para entender essa movimentação, como o mundo avalia hoje o caso brasileiro e possíveis consequências, a Fundação Fernando Henrique Cardoso e a Transparência Internacional Brasil reúnem grandes especialistas internacionais da área: o presidente do GT Antissuborno da OCDE, Drago Kos, e o Case Controller do Serious Fraud Office do Reino Unido, Paul Farley. A discussão será moderada pela especialista em políticas públicas e pesquisa sobre fluxos financeiros ilícitos do Secretariado da Transparência Internacional na Alemanha, Maíra Martini, e pelo diretor da FFHC, Sergio Fausto.

 
 CONVIDADOS
 
DRAGO KOS
Presidente do Grupo de Trabalho da OCDE sobre Suborno em Transações Comerciais Internacionais, Drago Kos foi Comissário Internacional e Presidente da Comissão Conjunta Independente de Monitoramento e Avaliação Anticorrupção no Afeganistão (2011-15) e Presidente do Grupo de Estados contra a Corrupção do Conselho da Europa (GRECO) (2003-11).

 

PAUL FARLEY
Case Controller do Serious Fraud Office (Reino Unido) há dois anos, Paul Farley foi investigador principal neste mesmo órgão entre 2017 e 2019. Trabalhou como policial na Polícia da Cidade de Londres (CoLP) por 30 anos, 24 dos quais como detetive com especialização em crimes econômicos. Em 2006, ajudou a formar a Unidade Internacional Anticorrupção do Reino Unido da CoLP – responsável por investigar suborno de empresas e indivíduos fora de seu país.

 

 MEDIAÇÃO
 
MAÍRA MARTINI
Especialista em política e pesquisa sobre fluxos financeiros ilícitos na Transparency International –  Secretariado da TI, localizado em Berlim. Ela lidera o trabalho internacional da organização nos temas de combate à lavagem de dinheiro, transparência do beneficiário final e agentes facilitadores da corrupção. É advogada e especialista certificada em Prevenção à Lavagem de Dinheiro (CANS), além de mestre em políticas públicas pela Hertie School of Governance, também em Berlim.

 

SERGIO FAUSTO
Diretor da Fundação FHC.

 

Comentários