Machado de Assis é destaque na programação de outubro dos museus Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade

 



Foto: Érica Catarina Pontes, 2018

Ciclo de palestras a respeito do povo negro nas lutas abolicionistas também integra as atividades

Os museus Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade realizam atividades gratuitas e on-line sobre as irmandades negras nas lutas abolicionistas e o percurso criativo do escritor Machado de Assis. As instituições são da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciadas pela Poiesis.

O ciclo de palestras Irmandades negras no contexto das lutas abolicionistas pretende discutir a ação do povo negro nas lutas abolicionistas a partir do lugar das irmandades leigas fundadas por pretos e pardos na cidade de São Paulo. Os encontros objetivam trazer à luz as contribuições de seus participantes na luta por reconhecimento dos direitos civis, favorecendo reflexões acerca da importância destes e de outros espaços semelhantes como lugares de memória e de enfrentamento ao racismo sistêmico. Pelo Zoom, as atividades serão realizadas às quintas-feiras, dias 7, 14, 21 e 28 de outubro, das 19h às 21h. As inscrições estão abertas até o dia do primeiro encontro neste link .

O estudo da atuação de Machado de Assis como homem de imprensa permite desvelar os condicionamentos que se instituem entre a criação literária e o mercado dos bens culturais. Partindo dessa perspectiva, o curso Contos de Machado de Assis: entre o jornal e o livro pretende investigar o percurso criativo do escritor em sua interação dinâmica com os principais periódicos que acolheram suas produções literárias. Para tanto, selecionou-se especialmente a forma do conto, cujas manifestações permitem acompanhar o conjunto de experimentações ficcionais ensaiadas pelo autor e as diversas nuances que sua composição assume em função do ajustamento às especificidades materiais e demandas disponíveis em cada contexto de publicação. A atividade terá quatro encontros às quintas-feiras, dias 14, 21 e 28 de outubro e 4 de novembro, das 19h às 21h. Para participar, é necessário realizar a inscrição até o dia 12 de outubro, neste link .

SERVIÇO:


Casa Mário de Andrade:

CICLO DE PALESTRAS
IRMANDADES NEGRAS NO CONTEXTO DAS LUTAS ABOLICIONISTAS
Com Fabricio Forganes e convidados
Quintas-feiras, 7, 14, 21, 28 outubro, das 19 às 21h
Plataforma: Zoom

Cronograma das atividades:
7/10 - (dia de N.S. do Rosário). Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos: patrimônio vivo da história dos malungos de São Paulo .
Convidada: Marcela Silvério (INSRHP-SP). Mediação: Prof. Fabrício Forganes Santos.
14/10 - A presença abolicionista nas irmandades negras paulistanas .
Convidada: Profa. Dra. Antônia Aparecida Quintão. Mediação: Prof. Fabrício Forganes Santos.
21/10 - Irmandades Negras de São Paulo e o apagamento da memória urbana negra.
Com Prof. Fabrício Forganes Santos.

28/10 - O Rosário dos Homens Pretos da Penha de França e os desafios para a preservação da territorialidade negra no Brasil contemporâneo.
Convidada: Profa. Cláudia Adão. Mediação: Prof. Fabrício Forganes Santos.



Casa Mário de Andrade
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085 | E-mail: casamariodeandrade@casamariodeandrade.org.breducativo@casamariodeandrade.org.br
Agende sua visita para as exposições e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site da instituição.
O restante das atividades continua virtual e com programação acessível pelos sites do museu ou +Cultura
Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - São Paulo
Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.
Programação gratuita

Casa Guilherme de Almeida:

Curso
CONTOS DE MACHADO DE ASSIS: ENTRE O JORNAL E O LIVRO
Com Jaison Luís Crestani
Quintas-feiras, dias 14, 21 e 28 de outubro, e 4 de novembro, das 19h às 21h
Plataforma: Zoom
Inscrições até 12 de outubro:
https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/467e7933a50c5ad5e75664bf04bc3545


Casa Guilherme de Almeida
Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128 | E-mail: contato@casaguilhermedealmeida.org.breducativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Agende sua visita para as exposições e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site do museu.
O restante das atividades continua virtual e com programação pelos sites do museu ou +Cultura
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo | Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 - Sumaré, São Paulo/SP
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
Programação gratuita


SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE
A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS
A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Comentários