“É uma brincadeira falar em regulamentar o mercado voluntário"

 




28 | SET | 2021

A farse acima é do deputado Marcelo Ramos (PL/AM), vice-presidente da Câmara e autor do texto principal (PL 528/21) que tramita no Congresso sobre o tema.  "O mercado voluntário não precisa de lei. Qualquer empresa tem responsabilidade socioambiental, ou por  querer valorar suas ações na Bolsa, ou pra conseguir ser competitiva no mercado internacional, ou porque é uma subsidiária de multinacional, com padrões mundiais de emissão”, explica. 

Os parlamentares devem seguir pressionando o governo e a presidência da Câmara para conseguir votar o projeto que regula o mercado de carbono antes da realização da COP 26, marcada para novembro.

Espera-se que a próxima conferência climática seja a última oportunidade para negociar as regras do Artigo 6, o acordo multilateral para estabelecer as bases de um mercado regulado de créditos, alinhado com as metas do Acordo de Paris.

Na versão atual do PL, a tentativa é aproximar o marco brasileiro aos Emission Trading Systems (ETSs) internacionais. Não apenas regular certificação e emissão de créditos, mas criar um regime nacional de conciliação de créditos e emissões.

Marcelo Ramos (PL/AM), avalia inclusive que há chances de a matéria ter uma tramitação mais acelerada e seguir direto para o plenário.

Atualmente, o projeto está na Comissão de Meio Ambiente, presidida por Carla Zambelli (PSL/SP), relatora do texto, que está promovendo uma série de audiências – a próxima, marcada para 1º de outubro.

Ainda não está claro se a votação antes da COP 26 terá apoio do governo. 

#ARTIGOS

Greg Jericho - O net zero não é o problema real: precisamos nos concentrar em nosso orçamento de carbono

Ana Inoue, Angela Dannemann e Ricardo Henriques - Fase decisiva para recuperar as perdas na educação

Milton Leite - Pelo acesso democrático à internet

Anna de Souza Aranha - ESG: Mais que a linha de chegada, é sobre a forma de caminhar

#EMPRESAS

Vivo inaugurou em Quissamã, no Norte Fluminense, duas novas usinas de fonte solar fotovoltaica.

Unigel está apostando em recursos naturais renováveis como energia eólica e solar, além da reciclagem para fabricar produtos químicos 'limpos'.

GasBrasiliano está apostando no biometano que está no radar das indústrias pelo apelo sustentável e por custos competitivos.

Getnet, empresa de soluções financeiras e de pagamento do Santander, reduziu em 30% suas emissões de carbono.

#EVENTOS

Justiça e Água - A 18ª edição do Diálogos Futuro Sustentável fará um painel de debate sobre o tema “Justiça climática e crise hídrica: reflexos da desigualdade em um cenário de escassez”.

Prática ESG - Francine Lemos, do Sistema B, fala sobre a diferença entre discurso e prática no ESG das empresas nesta terça, às 11h, na Live do Valor.

Impacto Social - A Adobe e a ONG Gerando Falcões vão realizar um webinar amanhã que vai associar o uso de tecnologia ao combate à desigualdade social. Os executivos vão falar sobre o papel da tecnologia e das estratégias digitais como ferramentas de auxílio ao terceiro setor e às pequenas empresas de impacto social.

#AGRONEGÓCIO

Passaporte Verde - O agronegócio precisará de um "passaporte verde" para continuar exportando seus produtos para o mercado global, de acordo com a presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Marina Grossi.

#CLIMA

COP26 - Empresários de diversos segmentos fizeram uma carta para pedir que o Brasil leve "objetivos climáticos ambiciosos" para a CoP 26. Elaborada pelo Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, entidade que reúne 60 dos maiores grupos empresariais do país, responsáveis por mais de um milhão de empregos diretos, o documento reforçou o posicionamento dos empresários e descolamento com o governo.

#DIVERSIDADE

Felicidade - Funcionários de empresas com práticas inclusivas têm quase três vezes mais chances de serem felizes no trabalho do que equipes de companhias pouco abertas à diversidade. É o que garante um estudo global do Boston Consulting Group (BCG).

#ENERGIA

Educação - A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) inaugurou seu Sistema de Geração de Energia Fotovoltaica que vai gerar uma economia anual de R$ 2 milhões.

Crise Energética - O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira que não pode descartar as chances de apagão, mas que os estudos do governo apontam que o fornecimento de energia será mantido.

#FINANÇAS

Sem greenwashing - O consumidor, em especial o mais jovem, vem demandando que as empresas sejam mais responsáveis social e ambientalmente no Brasil e no mundo. A resposta das marcas tem sido percebida na publicidade, onde há cada vez menos espaço para a prática de “greenwashing”.

Investimentos - O interesse cada vez maior dos investidores em informações sobre as melhores práticas ambientais, sociais e de governança é um dos motores que guiam a agenda regulatória atual da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), segundo Marcelo Barbosa, presidente da autarquia.

Brasil - A abertura comercial do país poderia impulsionar o crescimento da economia e a diversificação da pauta exportadora nos próximos anos, mas o Brasil precisa avançar também em algumas agendas, entre elas, questões educacionais, de sustentabilidade e combate à corrupção.

#INFRAESTRUTURA

Saneamento - A carteira de leilões de saneamento no país segue engordando e começa a produzir a primeira leva de projetos estruturados após a nova lei do setor.

Conectividade - A Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) tornou público nesta segunda-feira o edital do leilão do 5G com a previsão de construção de seis infovias na Amazônia, que serão instaladas em rios para levar conexão a municípios do interior dos estados.

#MEIO AMBIENTE

Inovação - Com a agenda ESG no centro das atenções, empresas brasileiras têm recorrido às startups para inovar nas três áreas englobadas na sigla: meio ambiente, social e de governança. As soluções oferecidas incluem de logística reversa a capacitação de presos para o mercado de trabalho até reuso de gases refrigeradores.

Regras Ambientais - O Ibama rejeitou os pedidos de flexibilização do processo de licenciamento ambiental e de exploração de áreas da Mata Atlântica que foram solicitados pelo Ministério da Economia. A lista de pedidos elaborada pela pasta foi encaminhada ao Ibama pelo Ministério do Meio Ambiente.

Poeira - As cenas impressionantes de gigantescas nuvens de poeira em cidades do interior de São Paulo como Franca e Ribeirão Preto, que circulam em vídeos nas redes sociais, podem se repetir em breve no Triângulo Mineiro, onde há produção de cana, café e laranja. É o que prevê o Climatempo.

Brumadinho - O Tribunal Regional Superior de Munique, na Alemanha, faz a primeira audiência, na manhã desta terça-feira (28), para julgar a ação civil movida pela prefeitura de Brumadinho (MG) e por famílias de vítimas contra a certificadora Tüv Süd.A auditora alemã fez a inspeção que liberou a operação da barragem da Vale que rompeu logo depois.

#SOCIAL

Alimento - O acampamento do MST em Campos, no Norte Fluminense, colheu seus primeiros alimentos orgânicos e a expectativa é transformar mais de mil hectares improdutivos do Complexo da Usina Cambahyba, em plantações baseadas na agroecologia.

Estratégia ESG é uma iniciativa de Alter Conteúdo em parceria com a agência epbr. Curadoria de notícias e redação de Rodrigo Miguez.

Comentários