Dia Nacional de Doação de Órgãos: especialista explica sobre a doação e o transplante


Além de ser o mês destinado à prevenção do suicídio, setembro, também, é conhecido pela campanha conscientização da doação de órgãos. E o dia 27 de setembro foi escolhido como a data nacional para divulgar a campanha que tem o objetivo de conscientizar a população sobre o tema e a importância de ser um doador. 

A ideia do trabalho de conscientização é o de ajudar diversas pessoas que aguardam na fila de transplante. Segundo pesquisa, no Brasil, cerca de  45 mil pessoas estão esperando por um órgão. "Doar um órgão permite ao receptor ter melhor qualidade de vida e o retorno às suas atividades. Já pela ótica econômica social, a importância da doação de órgãos significa uma redução no número de internações e consequente redução na lotação do sistema de saúde, bem como o retorno às atividades laborais", explica o especialista em Clínica Médica Fábio Pagazzi, do Hospital Adventista Silvestre. 

Ainda existe um tabu sobre o tema, muitas pessoas descrevem a doação de órgãos como um assunto polêmico, já que nem todos conhecem o procedimento. O Dr. Fábio Pagazzi esclarece o passo a passo da doação de órgãos. "Ao se declarar a morte cerebral de uma pessoa, aborda-se a família quanto a doação dos órgãos. O consentimento para doação pode ser dado pelo próprio paciente (em vida) ou pela família. Após a autorização para realização da doação avalia-se a viabilidade dos órgãos e então estes serão direcionados às equipes que realizam o transplante, podendo elas aceitarem ou não o órgão, levando em consideração as condições deste e o risco benefício para o receptor", comenta Fábio. 

No Brasil, de acordo com a legislação, para ser doador de órgãos, é necessário conversar com sua família e manifestar o seu desejo em doar órgãos. De acordo com o Ministério da Saúde, a doação só pode ser realizada depois que a família autorizar o procedimento. Existem duas situações, uma em que o doador é vivo e outra em que o doador é cadáver (morte cerebral). "Com intuito de evitar a comercialização de órgãos, no Brasil a doação intervivos só é autorizada entre cônjuges ou familiares com parentesco até a 4ª geração. Já no caso do doador cadáver é preciso apenas que a família, após o falecimento, autorize a doação de órgãos. Por isso a importância de todo doador comunicar sua vontade à família", finaliza o especialista em Clínica Médica Fábio Pagazzi. 

O Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro, foi confirmado pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos como o primeiro colocado no ranking da realização de transplantes de fígado no Brasil. A unidade acaba de completar 900 procedimentos nos últimos 10 anos. O destaque também se dá em relação à América Latina pela realização de transplantes intervivos. A expectativa do Hospital, no Rio de Janeiro, é chegar aos 1000 transplantes até dezembro. 

Rede Silvestre de Saúde promove webinar sobre doação de órgãos

No dia 30 de setembro, das 9h até 12h, o Hospital Adventista Silvestre promove o webinar "Conscientização sobre Doação de Órgãos e Transplantes”. O evento conta com a mediação da Dra. Ellen Aragão, psicóloga do Programa de Transplante do Hospital Adventista Silvestre, o objetivo do encontro é a conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes. Na programação, a participação de pacientes transplantados e profissionais que atuam no programa do Hospital Adventista Silvestre com o Dr. Eduardo Fernandes (Coordenador do Programa de Transplante), Dra. Claudia Sousa (Hepatologista), Dra. Munique Siqueira (Cirurgiã), DR. Luiz Felipe Guimarães (Infectologista) e Dr. Ronaldo Andrade (Cirurgião).

O webinar conta ainda com a presença da assistente social do Programa Estadual de Transplantes do Rio de Janeiro, Priscila Pura. O transplante é uma modalidade terapêutica que depende de uma doação, sendo assim, é importante sensibilizar a população sobre como é possível ser um doador e quais os benefícios que o transplante promove na vida de uma pessoa transplantada. A transmissão do evento acontece através do Zoom, gratuito e voltado para estudantes, profissionais e população em geral.

Interessados devem se inscrever pelo site: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSchSYmBk5ZkTg1zXAwvRTQpR3LsHkd0SOVsa_IADn0KGZBGBQ/viewform

Comentários