Dia histórico Minas: faz série de homenagens aos atletas e treinadores que participaram dos Jogos de Tóquio

 


Diretoria do Minas homenageia atletas e treinadores que participaram dos Jogos de Tóquio

Pela primeira vez após a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o Minas Tênis Clube reuniu os onze atletas e os dois treinadores que representaram o time minastenista no Japão para uma série de homenagens, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, na Unidade I. A Diretoria do Minas, representada no palco pelo presidente Ricardo Santiago, pelo presidente do Conselho Deliberativo Kouros Monadjemi e pelo vice-presidente Carlos Henrique Martins Teixeira, entregou a todos os homenageados um pin com o selo de “atleta/treinador olímpico do Minas” e uma placa em reconhecimento à conquista dos medalhistas. 

A cerimônia no Teatro também contou com a presença do deputado Coronel Henrique; do secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado Júnior; do presidente da Federação Aquática Mineira, Eros Damasceno; do subsecretário de Esportes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, José Francisco Filho, o Pelé do Vôlei; e do presidente da Federação Mineira de Vôlei, Tomás Mendes, além de diretores do Clube e representantes das empresas patrocinadoras das equipes esportivas.

“É uma honra homenagear os atletas e treinadores que se dedicaram e, agora, figuram entre os melhores do mundo. Esse ciclo olímpico foi atípico. Acompanhamos de perto o que vocês fizeram para superar os desafios que apareceram pelo caminho, principalmente com a pandemia. Vocês foram resilientes, criativos, dedicados e, acima de tudo, guerreiros, pois seguiram firmes com foco no objetivo maior, os Jogos de Tóquio. Isso fez com que os resultados alcançados tivessem um sabor especial. O Minas Tênis Clube se orgulha de fazer parte dessas conquistas. Tudo isso é resultado do trabalho não apenas dos atletas, da comissão técnica, mas também de profissionais de todas as áreas que, diariamente, fazem com que essa instituição seja um ambiente de desenvolvimento do Esporte, da Cultura, da Educação e do Lazer. Parabéns a todos e que venham mais conquistas”, afirmou o presidente do Clube, Ricardo Santiago. 

Em nome de todos os atletas, Carol Gattaz, que está em sua oitava temporada no Itambé/Minas e foi medalhista de prata em Tóquio, agradeceu pela homenagem e ressaltou o orgulho em vestir as cores minastenistas. “Primeiramente, quero agradecer ao Minas Tênis Clube em nome de todos os atletas e técnicos que foram para os Jogos Tóquio. É uma honra e um orgulho representar tantas pessoas incríveis. O Clube foi fundamental para que eu pudesse conquistar esta medalha e acredito que foi essencial na trajetória de todos até os Jogos. Eu já disse algumas vezes que eu divido a minha carreira em dois momentos: uma antes do Minas e outra depois do Minas. Antes de chegar aqui eu era uma jogadora e no Minas eu me tornei uma atleta de verdade. Toda a estrutura, os profissionais da equipe multidisciplinar, a boa gestão da diretoria, tudo isso foi importante para a minha evolução e também para alcançarmos os resultados. Só tenho mesmo que agradecer e parabenizar o Minas por ser uma referência esportiva no Brasil e, principalmente, uma grande potência na formação de atletas”, celebrou a central minastenista. 

Carol Gattaz representou os atletas e agradeceu pela homenagem e todo apoio do Clube

Homenagem especial
A Diretoria do Minas também relembrou grandes momentos da história do Clube e iniciou uma série de homenagens aos atletas que representaram o time minastenista em edições passadas dos Jogos Olímpicos. Durante o evento, Marcus Mattioli, que conquistou a medalha de bronze na natação nos Jogos de Moscou, em 1980, recebeu uma placa em reconhecimento a toda dedicação e conquistas pelo Clube. 

“A natação me abriu muitas portas e me trouxe muitos títulos, honras e medalhas. Mas, nem mesmo a mais importante de todas, que é o sonho de todo atleta, a medalha olímpica, eu ando a todo tempo comigo no peito. O carinho e a amizade que a natação me trouxe e, principalmente, a alegria e o orgulho de portar essa camisa, de ser minastenista, de fazer parte dessa família, isso sim eu carrego o tempo todo com muito orgulho, do lado esquerdo do meu peito. Muito obrigado, em meu nome e de todos os atletas olímpicos. Agradeço ao presidente Ricardo Santiago, ao presidente do Conselho Kouros Monadjemi e ao vice-presidente Carlos Henrique por essa oportunidade que me deram e que ainda vão oferecer a milhares e milhares de atletas que o Minas vai formar em sua história”, agradeceu Marcus Mattioli. 

Atletas medalhistas olímpicos receberam uma placa em reconhecimento às conquistas alcançadas

A campanha olímpica
Reconhecido como um dos principais clubes formadores de atletas olímpicos do Brasil, o Minas Tênis Clube mostrou a sua força, mais uma vez, e encerrou os Jogos Olímpicos de Tóquio com quatro atletas conquistando medalhas, sendo a melhor campanha do Clube em uma edição dos Jogos. O Minas foi representado por 12 atletas e três técnicos em Tóquio. Pelo vôlei feminino, representaram o Clube a central Carol Gattaz e a levantadora Macrís, medalhistas de prata. No vôlei masculino, o representante foi o central Maurício Souza. Já o ginasta Caio Souza e o técnico Ricardo Yokoyama fizeram parte da Seleção Brasileira de ginástica artística. 

Representaram a equipe de natação do Minas os atletas Aline Rodrigues, Beatriz Dizotti, Bruno Fratus, Fernando Scheffer, Guilherme Costa e Vinicius Lanza, pela seleção brasileira, e Julia Sebastian, que competiu pela Seleção Argentina. Também pela natação, o treinador Sérgio Marques integrou a comissão técnica do Brasil. Fratus e Scheffer foram medalhistas de bronze. A equipe ainda teve o tenista Marcelo Melo, formado na base do Clube, e o técnico Daniel Melo.

Comentários