Sistema Faesp / Senar-SP percorre cidades e promove rede de integração do agronegócio paulista

 Caravana "Projetos Integrados" visitou 11 municípios,

mobilizando lideranças regionais. Faesp registrou a participação
de representantes de cerca de 200 sindicatos rurais,
alcançando 400 municípios no Estado


A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (Sistema Faesp/Senar-SP) promoveram reuniões com lideranças do agronegócio em 11 cidades paulistas. A caravana "Projetos Integrados", criada com o propósito de promover soluções para a agenda do agronegócio, permitiu às equipes técnicas da entidade ouvir as demandas do setor e dos produtores rurais, e também apresentar as ações realizadas pela Faesp.

Para Tirso Meirelles, vice-presidente da Faesp, que liderou a caravana, é necessário unir e integrar os produtores rurais paulistas. "São Paulo é parte fundamental do desempenho brasileiro da atividade, representando cerca de 20% do PIB nacional do setor, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), por isso as ações que estamos realizando, em parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, Sebrae-SP, dentre outros, terão um papel importante para termos condições de trabalhar", observa.

A caravana começou no dia 24 de agosto na cidade Barretos e percorreu São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Bernardes, Assis, Avaré, Bauru, Araraquara, Sorocaba, Campinas e Mogi Mirim. A Faesp estima que cerca de 200 sindicatos rurais participaram dos encontros, contemplando aproximadamente 400 municípios no Estado. "Somos um dos pilares do agronegócio nacional. Por isso, é tão importante ouvir e conhecer in loco a realidade dos produtores rurais e considerar os pleitos para desenvolver a agenda dos ‘Projetos Integrados’, conforme as demandas de cada região", explica o vice-presidente da Faesp.

As reuniões apresentaram as atividades da Federação para orientar os produtores sobre como buscar ajuda e os caminhos para manter a produtividade no campo. Fizeram parte das discussões temas como: Plano Safra; socorro emergencial; operação Corta-Fogo; impactos das geadas, crise hídrica e seca no campo; Funcafé; os esforços para a retirada da vacinação contra a Febre Aftosa; ações de defesa animal (brucelose/tuberculose); defesa vegetal; inspeção do Selo Arte; Código Florestal, com Cadastro ambiental Rural (CAR), Programas de Regularização Ambiental (PRAs), e Recuperação de Áreas Degradadas ou Alteradas (PRADA); segurança rural; ativação das Casas de Agriculturas no Estado (CATI); vendas públicas; conectividade rural; arranjos produtivos locais; desenvolvimento regional; feira do empreendedor; instalação de Centro Operacional para o atendimento dos Produtores Rurais (para a cidade de Campinas); e linhas de crédito do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) para as perdas causadas por geada e seca.

As reuniões foram articuladas em um momento importante, quando os agropecuaristas enfrentam os impactos climáticos, desafios econômicos e encarecimento de produtos. "Dialogar com os produtores e as autoridades locais nos permite aperfeiçoar a estratégia em prol do setor e da segurança da produtividade, contribuindo para a manutenção da atividade e o direcionamento de ajuda a quem mais precisa", finaliza Meirelles.

O Sistema Faesp/Senar-SP busca constantemente mostrar a importância do agronegócio paulista, força motriz que leva a ação "Projetos Integrados" a avançar anualmente por cidades do Estado. Os encontros seguiram as recomendações sanitárias de higiene e distanciamento para evitar o contágio da Covid-19.

Comentários