Ferrovia Norte-Sul: Começa a operar até inicio de 2022, diz Rumo


Em construção há 30 anos, Ferrovia Norte-Sul só ficará pronta em 2022

 A Ferrovia Norte-Sul está há mais de 30 anos em construção com obras em Goiás, onde há operação da Rumo, que arrematou por meio de leilão, em 2019, 1.537 quilômetros entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oestre (SP). O Governo Federal divulgou que a entrega ocorreria ainda este ano, mas a previsão é que  tramos central e sul só estejam finalizados em 2022.

Apesar da liberação para testes nesta parte não concluída, estão prontos mais de 1,2 mil quilômetros de trilhos e faltam obras pontuais como passagens inferiores e um viaduto ferroviário no trecho que fica entre as cidades de Rio Verde e Anápolis e tem extensão de aproximadamente 320 quilômetros. As informações foram divulgadas nesta semana pelo Jornal O Popular. 

A previsão é de que essa extensão só seja entregue no primeiro trimestre do ano que vem. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), de Santa Helena (GO) para Estrela D’Oeste (SP) cerca de 400 quilômetros estão liberados para tráfego, mas em regime de comissionamento, com o tráfego ferroviário de carga autorizado com restrições.

Ou seja, há autorização para testes, que iniciaram. “No entanto, embora em condições de tráfego seguro, as obras não estão completamente concluídas neste trecho, faltando alguns serviços, que não acarretam risco à segurança das operações. A liberação definitiva ao tráfego em regime comercial, sem restrições operacionais, depende da notificação pela subconcessionária da conclusão das obras e a posterior inspeção da ANTT para ateste”, diz nota da agência. Com isso, os transportes tiveram início e o primeiro trem, conforme informação da Rumo, saiu de Goiás no final de maio e chegou ao Porto de Santos (SP) no dia 3 de junho. Cerca de 120 vagões foram carregados de soja nos municípios de Rio Verde e São Simão.

No regime de comissionamento, a empresa explica que trens já rodam carregados do Estado para o porto paulista e, na volta, trazem produtos como fertilizantes. Para que a operação passe para regime normal é preciso que a Rumo submeta à ANTT documentos que comprovem que os parâmetros da via encontram-se em condições de uso. Inspeções para avaliar as intervenções realizadas também precisam ocorrer e apenas uma notificação de conclusão foi realizada, como informou a agência. “Aguarda-se a comunicação da conclusão dos demais lotes.” A conclusão dos Terminais de São Simão e de Rio Verde foram notificadas.

Outra estrutura importante é a ponte sobre o Rio Paranaíba, que está neste trecho com tráfego em regime de comissionamento. Ela permite a conexão ferroviária do Estado com Minas Gerais. Até Estrela D’Oeste, onde a Norte-Sul se conecta à Malha Paulista, existem 13 pontes em funcionamento, uma das maiores é a do Rio Grande, entre São Paulo e o território mineiro. Além dos dois terminais goianos, que são da concessionária, a Rumo vai operar em parceria com a Usina Coruripe um terminal rodoferroviário em Iturama (MG), no Triângulo Mineiro, que tem previsão para ser entregue no primeiro semestre de 2022 e movimentará açúcar também para Santos.



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