“Desigualdade social e pobreza: impactos psicossociais da pandemia” é tema de Congresso de Assistência Social, da LBV

 Nas  2ª e 3ª feiras,  dias 30 e 31 de agosto, às 19h30, a Legião da Boa Vontade (LBV) promoverá a edição on-linede seu 26º Congresso Internacional de Assistência Social,sob otema “Desigualdade social e pobreza: impactos psicossociais da pandemia”. 



A palestra inauguralserá ministrada pela sra. KatynaArgueta, representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil e diretora a.i. do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), vinculado ao PNUD.Ela trará suas contribuições sobre “Recuperação inclusiva e resiliente da Covid-19: para meios de sobrevivência sustentáveis, bem-estar e dignidade para todos: erradicando a pobreza e a fome em todas as suas formas e dimensões para alcançar a Agenda 2030”, temática da 60ª Sessão da Comissão para o Desenvolvimento Social (CSocD60) do Ecosoc, que se realizará em 2022. 

Em seguida, ocorreráimportante debate a ser mediado por Danilo Parmegiani, representante da LBVna Organização das Nações Unidas (ONU), coma participação de Ricardo Bomfim, responsável por Economia Circular da Enel, no Brasil, graduado em Ciências Sociais pela UFRJ, mestre em Engenharia Urbana e Ambiental pela PUC-RJ e especialista em Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ; deIonara Rabelo,psicóloga e doutora em Psicologia. Gerente de Vigilância às Violências e Acidentes na Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia/GO e colaboradora CEPED/Fiocruz para Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Covid-19;e de Antonio Paulo Espeleta, superintendente social da LBV. Especialista em Gestão de Organizações sem Fins Lucrativos pela Universidade da Califórnia, que fica em Berkeley. Encerrando as atividades do primeiro dia do evento, o representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) na Colômbia e doutor em Economia do Meio Ambiente pela Universidade Utrecht (Holanda), Alan Bojanic, trará sua experiência e contribuição acerca do tema “Segurança alimentar e nutricional e a pandemia”.

Na terça-feira (31/8), a primeira palestra será comWilson Bigas, administrador de empresas e especialista em Gestão das Políticas Sociais e gestor do Departamento Socioassistencial da LBV, com o tema “Impactos da pandemia em indivíduos e famílias atendidos pela LBV”. Na sequência, falaráAldenora González, assistente social, presidente do Instituto EcoVida, fundadora e secretária-executiva do Fórum Nacional dos Usuários do Sistema Único de Assistência Social (FNUSUAS) e vice-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS),que abordará “A atuação na proteção social básica no período pandêmico”; e Marília Berzins, doutora em Saúde Pública, especialista e mestre em Gerontologia e Presidente do OLHE, que trará sua experiência sobre “O enfrentamento da Covid-19 e a atuação humanizada em abrigos institucionais para idosos”. Haverá também um debate com mediação deKarine Nogueira, doutora em Psicologia pela Universidade de Ciências Empresariais e Sociais de Buenos Aires, Argentina, especialista emPolíticas Públicas de Gênero e Raça e coordenadora de Programas Sociais na LBV.

O congresso é gratuito e temcomo público-alvo os profissionais atuantes nas áreas da Assistência Social e dos Direitos Humanos, representantes da sociedade civil e de movimentos sociais e comunidade acadêmica. Para quem desejar receber o certificado de participação, haverá apenas uma taxasimbólica. As inscrições podem ser feitas no link: https://www.lbv.org/congressosocial. Inscrições:https://www.lbv.org/congressosocial.



Comentários