Município de Jales reorganiza mais três unidades de saúde para atendimento exclusivo de Covid-19


As enfermeiras Leidepaula e Renata Rachieli explicam sobre a reorganização do atendimento à população (foto divulgação)

 O Município de Jales contará a partir do dia 1º julho com mais três unidades de saúde exclusivas para atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19. Terá ainda, quatro unidades específicas para o atendimento de Síndromes Gripais, com farmácias para atender as prescrições específicas das unidades.

A reorganização do atendimento na rede de Atenção Básica das Unidades de Saúde pela Secretaria Municipal de Saúde “visa descentralizar os atendimentos, dar mais agilidade aos trabalhos e garantir mais segurança à população e às equipes de saúde, considerando o aumento da demanda dos casos no município”, explicou Nilva Gomes Rodrigues de Souza, secretaria municipal de Saúde em reunião realizada nesta quinta-feira (24/6) na Sala de Reuniões do Poder Executivo Municipal. 

A reunião contou com presença das enfermeiras Leidepaula Belon, Ana Paula Brito da Silva Rotune e Renata Rachieli e o médico infectologista da rede municipal de saúde  Maurício Kenzo, que também reforçou a importância desta reestruturação neste momento em que o número de casos tem aumentado expressivamente.

Além da ESF Honório Amadeu (antigo Pronto Socorro), a Secretaria Municipal de Saúde reorganizou mais três unidades de saúde, a ESF Ozil Joaquim Rezende (jd Municipal); a ESF Dr. Francisco Xavier Rego (jd Paraíso) e a ESF Luis Ernesto Sandi Mori (JACB), que farão atendimento de toda a demanda de casos suspeitos e/ou confirmados para o Covid-19, compreendendo desde o acolhimento até a coleta do material para o diagnóstico. Nestas unidades, o paciente que passar pela consulta pode se dirigir à farmácia e retirar o medicamento prescrito pelo médico.


O médico infectologista da rede municipal de saúde, Dr. Maurício Kenzo, a enfermeira Ana Paula Brito da Silva Rotune, a secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, e as enfermeiras LeidepaulaBelon e Renata Rachieli participaram da coletiva de imprensa que abordou a ampliação das unidades de atendimento de covid-19 (foto divulgação)

As demais unidades, a ESF Leonísio Gambero, ESF Shigueru Kitayama, ESF Setuo Suetugo, ESF Dra. Zilda Arns Neumann, ESF Dr. José Cícero Fontes Xavier, ESF Dr. Getúlio de Carvalho e Núcleo Central de Saúde atenderão a demanda de rotina da sua área de abrangência e das áreas das unidades vizinhas. As farmácias do Núcleo Central de Saúde, ESF Setuo Suetugo e ESF Dra. Zilda Arns Neumann ficarão responsáveis pelos atendimentos de toda a demanda de prescrições, exceto àquelas oriundas das unidades de síndrome gripal.

Segundo a secretária Nilva, os atendimentos de pediatria e ginecologia foram garantidos nas unidades de síndromes gripais e nos postos de atendimento de rotina. “Pedimos aos munícipes que, se possível, agendem as consultas e que procurem as unidades de atendimentos de rotina somente em caso de extrema necessidade para evitar aglomerações neste momento crítico da pandemia”, alertou.

Conforme explicou a enfermeira Leidepaula Belon, os agendamentos para os atendimentos clínicos de rotina poderão ser feitos por telefone ou presencialmente nas unidades.

A primeira reestruturação aconteceu no mês de março, quando o prefeito Luis Henrique Moreira e a vice Marynilda Cavenaghi implantaram uma unidade exclusiva de atendimento de Covid-19 na ESF Honório Amadeu. Desde então, pacientes com suspeitas da doença são atendidos e monitorados pela equipe de profissionais da unidade e os casos mais graves encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento 24 horas - UPA Jales.

“Com essa unidade exclusiva, conseguimos desafogar a UPA que atende além de Jales, outros 15 municípios e agora, com mais unidades de saúde voltados para este tipo de atendimento, os moradores poderão ser consultados em locais exclusivos mais próximos de suas residências. Com isso vamos diminuir o contágio, até porque nesses locais estavam sendo realizados atendimentos de Covid-19 e de rotina. Separando essa população, vamos conseguir diminuir o risco de contágio e ofertar melhor assistência aos pacientes. Os casos mais graves continuarão sendo encaminhados pelas unidades de saúde para a UPA que dará o suporte necessário”, explicou Nilva Gomes.

O prefeito Luis Henrique explicou a administração municipal tem feito de tudo para garantir aos munícipes o melhor atendimento, de forma eficaz e segura. Prova disso é a reorganização das unidades de saúde para o atendimento de Covid-19, a contratação emergencial de profissionais de saúde que estão trabalhando no enfrentamento da pandemia e a antecipação da campanha de vacinação no município. “Isto tudo faz parte de uma série de providências que o governo municipal tem tomado e ainda está adotando para enfrentar essa fase crítica da pandemia. Precisamos vencer essa luta, por isso essas e outras medidas são necessárias. Peço para que todos tenham consciência da gravidade desta doença e façam a sua parte evitando aglomerações, usando máscara e se imunizando contra a Covid-19. Só assim venceremos esta batalha”, destacou o prefeito Moreira.


Comentários