Órgãos federais de meteorologia emitem Alerta de Emergência Hídrica para SP, MG e mais três estados de junho a setembro


Foto: Freepik.com

Nesta quinta-feira (27/5), o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), coordenado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET, órgão ligado ao MAPA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) emitiram um Alerta de Emergência Hídrica associado à escassez de chuvas para a região hidrográfica da Bacia do Paraná, que abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, para o período de junho a setembro de 2021.

Essa foi primeira vez que o SNM emitiu um Alerta de Emergência Hídrica, que teve ainda a participação de todos os órgãos federais ligados à meteorologia, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN).

De acordo com a nota conjunta, entre outubro de 2019 a abril de 2021 houve predomínio de déficit de precipitação na região, condição que se mantém em maio, com acumulado parcial de 27 milímetros para a bacia, índice abaixo do acumulado climatológico, que é de 98 milímetros.

A nota oficial está disponível em http://www.inpe.br/noticias/arquivos/pdf/NOTA_Emergencia_Hidrica_v05.pdf.

 

Influência do clima sobre a safra de laranja 2021/22

Também no dia 27/5, o Fundecitrus estimou a safra de laranja 2021/22 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste de Minas Gerais em 294,17 milhões de caixas.

Apesar do ciclo bienal positivo, a produção foi bastante impactada pelas condições climáticas adversas observadas em 2020 e pelas chuvas abaixo da média registradas no início de 2021. A estimativa ainda contempla a previsão da Somar Meteorologia/Climatempo de chuvas escassas até outubro de 2021, repetindo o cenário observado no ano passado – no entanto, ao longo da safra, revisões serão feitas em setembro, dezembro, fevereiro e abril e refletirão as condições do clima observadas no período.

Para ver os dados da estimativa em vídeo, acesse https://www.youtube.com/watch?v=3WMRB02R8sQ 

Leia o relatório em https://www.fundecitrus.com.br/pdf/pes_relatorios/2021_05_27_Sumário_Executivo_da_Estimativa_da_Safra_de_Laranja_2021-2022.pdf

 

Comentários