Time forte Teknisa/Minas encerra a Seletiva Olímpica com cinco nadadores classificados para Tóquio

Atleta do Minas desde 2009, Vinícius Lanza é um dos classificados para a sua primeira edição de Jogos Olímpicos / Fotos: Ricardo Sodré/MTCAtleta do Minas desde 2009, Vinícius Lanza é um dos classificados para a sua primeira edição de Jogos Olímpicos / Fotos: Ricardo Sodré/MTC

Após seis dias de provas, com muita raça e dedicação, o Teknisa/Minas encerrou a disputa da Seletiva Olímpica Brasileira de Natação com cinco nadadores com índices olímpicos para os Jogos de Tóquio 2020. Estão na lista da seleção brasileira que vai ao Japão os nadadores minastenistas Fernando Scheffer, Beatriz Dizotti, Vinícius Lanza, Guilherme Costa e Bruno Fratus. O time ainda aguarda a confirmação da classificação do revezamento 4x200m livre feminino, que conta com a minastenista Aline Rodrigues. A nadadora argentina Julia Sebastian também faz parte do time olímpico do Teknisa/Minas e está classificada para representar o seu país em Tóquio.

O último ano do ciclo olímpico foi de muitas dificuldades para todos, devido à pandemia de Covid-19. Mas, mesmo com tantas incertezas e desafios, o time minastenista manteve a dedicação total no dia a dia de treinos, seja no período de atividades on-line ou nos treinamentos presenciais no Clube, quando liberados pela Prefeitura de Belo Horizonte, seguindo todos os protocolos de biossegurança. E o resultado de todo o esforço da equipe foi consolidado na Seletiva Olímpica.

O técnico Sérgio Marques comemorou o resultado alcançado, agradeceu a todos os envolvidos e destacou que finaliza a competição com a sensação de vitória e de esperança. “Finalizamos a Seletiva Olímpica 2021 e encerramos um ciclo de cinco anos de um trabalho de varias mãos, como os atletas, a comissão técnica, o Clube, os diretores e todas as pessoas envolvidas direta e indiretamente. Conseguimos chegar ao último dia com grandes resultados para a natação minastenista. Tivemos uma competição de muito aprendizado, em tempos tão difíceis, e saímos com a sensação de vitória e de esperança de dias melhores para a nossa vida. Tenho certeza que a partir de agora se inicia um novo ciclo olímpico, com várias crianças e pessoas que estão vindo, que vão conseguir utilizar isso não só para a natação mas como ensinamento para a vida. Gratidão por toda a jornada”.

Beatriz Dizotti e a comissão técnica do Minas comemoram a classificação para os Jogos de TóquioBeatriz Dizotti e a comissão técnica do Minas comemoram a classificação para os Jogos de Tóquio

Os índices
O time Teknisa/Minas que vai ao Japão foi formado a cada etapa. Foram dias de muita emoção e comemoração, que terminaram com Fernando Scheffer, Beatriz Dizotti, Vinícius Lanza e Guilherme Costa se classificando para a primeira edição de Jogos Olímpicos de suas carreiras. Guilherme Costa, o Cachorrão, abriu a disputa com a marca dos 400m livre (3m45s85), que também foi recorde sul-americano. No segundo dia de provas, Fernando Scheffer foi o nome minastenista. O nadador fez o índice dos 200m livre, com 1m46s28, e garantiu vaga a também no revezamento 4x200m livre. Na terceira etapa, Guilherme Costa brilhou mais uma vez e alcançou o índice dos 800m livre, com 7m50s41.

O primeiro índice feminino da natação brasileira veio na quarta etapa e foi da minastenista Beatriz Dizotti, que fez uma prova espetacular nos 1.500m livre e terminou em primeiro, com 16m22s07, tempo abaixo do índice e novo recorde brasileiro. Já na quinta etapa, foi a vez de Vinícius Lanza carimbar o seu passaporte para Tóquio. Formado nas categorias de base do Clube, Lanza superou o índice dos 200m medley (1m59s58) e entrou no time olímpico brasileiro. E não parou por aí. Guilherme Costa ainda fez o seu terceiro índice, dessa vez nos 1.500m livre, com 14m59s21.

Para encerrar, na sexta e última etapa, Bruno Fratus confirmou a vaga para os 50m livre. O nadador já havia feito o seu índice olímpico, com 21s80, na competição TYR Pro Swim Serie, disputada em Mission Viejo, na Califórnia (EUA), no dia 10 de abril. O minastenista aguardava os resultados da prova na Seletiva Olímpica Brasileira para confirmar a classificação. Como nenhum nadador superou a marca, Fratus está oficialmente convocado para sua terceira participação em Jogos Olímpicos.

As últimas finais
Nos 50m livre, Lucas Peixoto ficou em quarto lugar (22s29) e Marco Antonio Junior em sétimo (22s50). Nos 200m costas, Fernanda Celidônio chegou em quarto lugar (2m22s25). Já nos 100m borboleta, Vinícius Lanza e Victor Baganha empataram em terceiro, com 52s36. Gabriel Perseguin chegou em sexto (52s74). A última prova da Seletiva Olímpica, os 800m livre, teve Beatriz Dizotti em terceiro (8m42s36), Maria Eduarda Seifer em sexto (9m01s09) e Maria Paula Heitmann em sétimo (9m05s79).

A Seletiva Olímpica Brasileira de Natação foi realizada no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro (RJ), e não teve contagem de pontos e entrega de troféus aos clubes participantes, não sendo uma competição para fins do Ranking Nacional de Clubes.

Medalhista mundial, Fernando Scheffer vai nadar duas provas nos Jogos de TóquioMedalhista mundial, Fernando Scheffer vai nadar duas provas nos Jogos de Tóquio

Índices olímpicos do Teknisa/Minas – Jogos de Tóquio 2020

Guilherme Costa – 400m livre – 3m45s85 – recorde sul-americano / 800m livre – 7m50s41/ 1.500m livre – 14m59s21
Fernando Scheffer – 200m livre – 1m46s28 / 4x200m livre
Beatriz Dizotti – 1.500m livre – 16m22s07 – recorde brasileiro
Vinícius Lanza – 200m medley – 1m59s58
Bruno Fratus – 50m livre – 21s80
Julia Sebastian – 100m peito / 200m peito*

*Classificada para representar a Argentina.

Fotos: Ricardo Sodré/MTC.

Comentários