UFSCar divulga edital que regulamenta o ingresso nos cursos presenciais de graduação pelo SiSU em 2021

 São 2.893 vagas distribuídas em 64 opções de cursos presenciais de graduação nos quatro campi


A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) publicou edital que regulamenta o ingresso na graduação em 2021, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Como o Conselho Universitário (ConsUni) havia decidido em dezembro do ano passado, serão ofertadas 100% das vagas no processo de ingresso pelo SiSU, ou seja, para os candidatos que prestaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre janeiro e fevereiro de 2021. O edital completo pode ser conferido no Portal da UFSCar (www.ufscar.br).
Ao todo, são 2.893 vagas distribuídas em 64 opções de cursos presenciais de graduação nos quatro campi: São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. Apenas o curso de Licenciatura em Música exige, além das notas no Enem, a participação em uma prova de conhecimento e habilidade específicos que será realizada pela Fundação Vunesp.
Para concorrer às vagas da UFSCar, o candidato deve, obrigatoriamente, ter prestado as provas do Enem e fazer inscrição, no período de 6 a 9 de abril, em pelo menos um dos cursos da Universidade, entre as duas opções de cursos que ele pode escolher. O resultado da primeira chamada do SiSU está previsto para o dia 13 de abril e os candidatos aprovados nos cursos da UFSCar devem realizar o requerimento de matrícula no período de 14 a 19 de abril.
Os candidatos que se inscreverem no SiSU e não forem contemplados na primeira chamada devem se inscrever na lista de espera entre os dias 13 e 19 de abril. Somente os candidatos que fizerem a inscrição na lista de espera, escolhendo um dos cursos da UFSCar, poderão concorrer às vagas que serão ofertadas nas quatro chamadas previstas pela Universidade.
Todos os procedimentos para requerimento de matrícula, verificação da autodeclaração de raça/cor - para os candidatos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas -, verificação dos laudos de pessoas com deficiências e análise socioeconômica serão realizados integralmente por meio remoto, o que exige dos candidatos atenção especial aos prazos, documentação digitalizada e expedientes específicos das comissões, de acordo com a modalidade escolhida.
Outras informações podem ser obtidas por meio de contato com a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar neste link (http://www.prograd.ufscar.br/fale-conosco) ou pelo e-mail da Coordenação de Ingresso na Graduação (CIG), o ingresso@ufscar.br.

Comentários