O que faz um agente de projetos sociais?

                       Profissional tem papel importante no desenvolvimento e na transformação de 
comunidades; Senac Votuporanga está com inscrições abertas para curso


 

Você conhece a profissão agente de projetos sociais? Trata-se de um profissional de extrema importância dentro da estrutura estratégica de gestão de uma cidade, bairro ou comunidade. Ele é incumbido de identificar as necessidades dos territórios, avaliando a organização da oferta de saúde, educação, assistência social, esporte e lazer, cultura, segurança pública, trânsito, entre tantas outras áreas de impacto para a população.

O agente de projetos sociais colabora nas etapas de diagnóstico, planejamento, elaboração e implementação das propostas de intervenção, avaliação e disseminação de projetos que atendam a essas demandas identificadas, explica Joaquim Marciano Ribeiro Filho, docente do Senac Votuporanga.

“Às vezes, percebemos pessoas que reclamam em redes sociais sobre essas coisas que estão faltando em seu bairro. Para um agente, essas reclamações poderiam se tornar ideias, planos e práticas que resolveriam o problema identificado pelo próprio morador. Não há problemas sem solução, há problemas sem agentes”, afirma.

O Senac Votuporanga oferece o curso Agente de Projetos Sociais, no qual o aluno aprenderá a realizar esses levantamentos sociais e a auxiliar nas etapas de pesquisa, elaboração e implementação de propostas, articulação e execução de projetos sociais.

As aulas são interativas e participativas, mesclando os formatos remoto e presencial, que ampliam as possibilidades de aprender e ensinar. No curso, o aluno aprende o conteúdo exercendo-o na prática, trabalhando já durante sua formação na criação de um projeto integrador.

“Alguns dos conhecimentos são participação e controle social, liderança comunitária, fontes de pesquisa, como realizar parcerias, técnicas de mobilizar pessoas e captação de recursos e prestação de contas. Para a realização de projetos, há muitos recursos financeiros disponíveis, não necessitando apenas do poder público. E o aluno aprende os caminhos”, explica Joaquim.

“E o mercado de trabalho para esse profissional está em expansão, com alta demanda por todo o Brasil e poucos profissionais com esse conhecimento. Há, ainda, propostas de investimentos nacionais e internacionais que se encontram paradas esperando por agentes de projetos sociais que possam tocá-las”, complementa o docente.

Formado, o agente de projetos sociais pode trabalhar em organizações sociais, instituições governamentais, organizações da sociedade civil e outras instituições e comunidades em geral, por meio das associações de bairros.

“O conhecimento desse profissional abrange muitas práticas. Ele possui conhecimento para transformar ideias e planos em ações. Ao reconhecer as necessidades da comunidade, promove ações, programas e projetos que visam ao desenvolvimento social. Seu trabalho é relevante por contribuir para a transformação de uma dada realidade e para o fortalecimento da cidadania”, pontua.

Para Joaquim, o agente de projetos sociais vai muito além de uma formação com foco em um só segmento. É, também, um conhecimento importante para diversas áreas e profissões. “O conhecimento pode ser incorporado às profissões já existentes, como médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, agentes comunitários de saúde, vereadores e seus assessores, gestores públicos, entre outros. É a pessoa que busca criar e transformar. Isso significa que ele é um empreendedor social, criador de propostas que podem modificar as necessidades de nossa sociedade”, conclui.

As inscrições para o curso estão abertas no Senac Votuporanga. 

Para mais informações, acesse o Portal Senac: https://www.sp.senac.br/senac-votuporanga.

Comentários