Começa às 23h desta sexta-feira restrição de circulação em todo o estado de SP



 

Restrição foi determinada pelo Governo paulista depois que o Estado registrou o maior índice de internações de pacientes com Covid-19 desde o início da pandemia; PM, Procon e Vigilância Sanitária devem fazer a fiscalização

 

por Eduardo Monteiro ( ACIJ)

 

A restrição de circulação de pessoas anunciada nesta semana pelo Governo de São Paulo começa às 23h desta sexta-feira, 26 de fevereiro. Com previsão inicial de vigorar até 14 de março, a restrição valerá por todas as noites até as 5h da manhã do dia seguinte.

 

A medida foi tomada após o estado ter registrado o maior número de pacientes com Covid-19 internados em UTI desde o início da pandemia e é complementar ao Plano São Paulo de flexibilização econômica. A justificativa é de que os leitos de UTI podem se esgotar em cerca de 20 dias, caso a doença continue avançando no ritmo atual. O objetivo também é evitar a realização das festas que acontecem clandestinamente no período noturno.

 

Para fiscalizar o cumprimento da restrição, o Governo informou que haverá uma força-tarefa composta por Polícia Militar, Procon e integrantes das vigilâncias sanitárias dos municípios e do estado.

 

À PM, caberá a realização de blitz de orientação, mas não serão aplicadas multas, pelo menos por enquanto, às pessoas que estiverem nas ruas após as 23h.

 

O que pode e o que não pode em Jales?

 

Serviços essenciais, como farmácias e postos de combustíveis, podem funcionar no horário de restrição.

 

Bares, restaurantes e comércios de atacado e varejo não podem operar no horário, mas como esses estabelecimentos já eram restritos pela fase laranja do Plano SP e pelo Decreto Municipal publicado no começo de fevereiro, eles devem fechar às 22h, horário limite para a venda de bebidas alcoólicas na cidade.

 

Pessoas que estiverem trabalhando e cumprindo os protocolos de prevenção ao vírus não serão penalizados, garantiu a secretária de Desenvolvimento Econômico de SP, Patrícia Ellen, durante coletiva de imprensa. "Não vamos penalizar de forma alguma quem está trabalhando e cumprindo protocolos. Essa é uma mensagem pedagógica e simbólica para a população porque, até hoje, as multas eram restritas ao uso de máscaras e não ao descumprimento do Plano SP. Isso muda, e isso é muito importante. Nós vamos ter uma fiscalização que vai estar muito mais concentrada em verificar aglomerações, não apenas estabelecimentos comerciais”, explicou.

 

Jales na fase laranja

 

Jales e toda a região do Departamento Regional de Saúde de São José do Rio Preto continuam na fase laranja do Plano SP.

 

Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.

 

Até a tarde de quinta-feira, 25 de fevereiro, 3.945 pessoas já tinham sido diagnosticadas pela Covid-19 desde o início da pandemia. Desses, 3.697 já estavam curados e 112 morreram.

A taxa de ocupação de leitos na Santa Casa de cidade segue alta, com 91% na UTI e 55% na enfermaria da ala de pacientes com síndromes gripais.  


Comentários