Reflexões: Olhos de ver


 

Acompanhe Adelvair David no www.facebook.com/MadoEspirita www.instagram.com/MadoEspirita  www.twitter.com/MadoEspirita  - @adelvairdavid

...aqueles que tem olhos de ver (Jesus)1

todos os tempos existiram aqueles que olharam sem limpidez, bondade e sensatez produzindo enganos, tão nocivos que deixaram sequelas que perduram até os dias atuais. Não é difícil nos lembrarmos de eventos locais e mundiais que estão na lembrança das pessoas como um convite ao que nunca mais se deve fazer, porém também, é possível lembrar-se dos de natureza nobre que ecoam e são inspiradores, motivando muitos ao bem geral.

Podemos compreender os olhos de ver a que se referiu Jesus como a capacidade de entender as próprias necessidades, Ele sempre indicava o olhar para si mesmo, entre outras coisas disse, não julgueis, reconcilia-te (você) depressa com teu adversário, quem estiver sem pecado que atire a primeira pedra etc. Ensinou então a combater-se o próprio mal, quem assim faz tem maiores possibilidades de promover a paz, o amor e o progresso para si e para todos.

Temos aprendido que o sofrimento humano é o fruto do seu atraso intelectual, mas sobretudo moral, da falta de limpidez no olhar ,muitos aprisionaram mentes às suas quando pregavam a liberdade em algum aspecto que seja, cegos se tornaram tiranos e insanos e tudo que enxergavam estava embaçado pelo orgulho, egoísmo e pela ambição desmedida. 

A virtude, os bons sentimentos trazem claridade ao olhar, permitindo uma visão mais justa e lucida das coisas. Se falta piedade sobra crueldade e rios de lágrimas, se a cobrança é férrea sobra a morte, se o rigor aparece o perdão desaparece, se falta a caridade instala-se a fome e a privação, se a corrupção é vista como um ato normal sobra atraso social e sofrimentos de toda sorte. Há quem veja nas advertências de Jesus ameaças, e isto não é verdade, é apenas lei de retorno, disse Ele, ”a cada um segundo as suas obras”, o mal e a dureza de coração geram tormentos e doenças de toda sorte em quem os pratica, a prosperidade do mal é momentânea, o bem é a Lei de Deus ensinada por Jesus e ela prevalecerá mais cedo ou mais tarde, até lá o espírito devedor voltará a Terra para o aprendizado e para as devidas reparações.

A luz do amor melhora o olhar, derrama-se no coração, torna o homem mais perceptivo ao bem que deve fazer, ajuda a evitar os erros conscientes e propositais, se não fosse assim Ele, a luz da humanidade teria dito diferente. 

OLHE E REFLITA, ANALISE E PERGUNTE A FIM QUE A TUA CEGUEIRA NÃO TE ENDUREÇA O CORAÇÃO, PODE SER QUE UM DIA NECESSITES DA DOR, E ELA CERTAMENTE TE AMOLECERÁ.

Comentários