Reflexões: Loucura momentânea


 

Adelvair David davidesp.weebly.comwww.addavid.blogspot.com

Acompanhe Adelvair David no www.facebook.com/MadoEspirita www.instagram.com/MadoEspirita  www.twitter.com/MadoEspirita“Quem estiver sem pecado que atire a primeira pedra1".

Após o erro fica uma grande preocupação de como seremos recebidos, a repercussão negativa que terá e se seremos aceitos como antes, o importante nesse momento é o que a nossa consciência nos diz, nem tanto o que dizem os outros.
Qualquer um pode ser, conforme elucida a autora espiritual Joanna de Angelis, acometido de uma loucura momentânea, e assim, diante de um desafio recuar, na dita “tentação” de qualquer espécie se entregar, aquiescer com algo nada honroso. Ao se dar conta do equívoco é necessário que a experiência seja avaliada e o caminho reorientado, recomeçar, levantar-se e prosseguir, reconstruir o que ruiu, reconciliar, perdoar e pedir perdão, nada é impossível no sentido moral àquele que deseja continuar o seu aprendizado na escola da vida.
Quando o apóstolo Pedro foi reconhecido diante da soldadesca, negou imediatamente ser quem era, porém, logo após percebendo o engano chorou amargamente e arrependeu-se do ocorrido, Pedro recomeçou e realmente doou a sua própria vida pelo Mestre Amado, de tal forma fez que até aqueles que eram tocados pela sua sombra ficavam curados. Ele sabia o que estava fazendo? Não tinha ouvido do próprio mestre a advertência quanto ao que ocorreria? Sim, mas é preciso considerar que a hora do testemunho é a da maturidade, não somente do conhecimento das coisas. Todos já ouvimos, lemos, recebemos de muitas fontes ensinamentos do que fazer em muitos aspectos, sobretudo nos de natureza moral, mas não somos perfeitos, somos perfectíveis e enquanto não chegarmos à iluminação estamos sujeitos a cair.
As luzes que recebemos nos iluminou de forma pouco consistente, necessitamos de mais experiência para consolidar o homem de bem que ainda seremos. O importante é não desistir, nem negar as próprias sombras, nem ser conivente com elas, é preciso refletir a respeito e prosseguir progredindo, a prática do bem é um archote na alma tornando mais claros os recônditos na alma onde nos encontramos escondidos e bem agasalhados pelas nossas mazelas, de onde não queremos facilmente sair. O amor tem esse poder, o de ir substituindo o sombrio pelo luminoso, quando experimentarmos os seus efeitos não desejaremos mais retornar aos velhos e equivocados comportamentos emocionais.
Que os enganos caso ocorram, e vão ocorrer, sejam o despertar para novas e melhores realidades, nunca a nossa destruição. Jesus ensinando-nos que tudo tem solução reorientou a vida daquela infeliz sentenciada,deixando inertes os homens sombrios que foram saindo um a um.
    SOMOS FRÁGEIS, MAS COM JESUS NÃO HÁ MODIFICAÇÃO MORAL QUE NÃO POSSAMOS FAZER.
(1)    João8:7


Comentários