Deputada estadual Damaris Moura aprova emenda de liberdade religiosa em São Paulo




 
 
Em sessão virtual extraordinária na noite de terça, 16 de junho, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou o PL 350/2020, que determina medidas emergenciais para o período de calamidade pública desencadeada pela pandemia do novo coronavírus. Elaborado de forma conjunta entre os parlamentares, o projeto de lei contém um capítulo exclusivo de autoria da deputada Dra. Damaris Moura (PSDB), que garante a objeção de consciência religiosa.
 
O Capítulo VII, dividido em dois artigos, assegura a alunos de instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo, em todos os níveis, o direito a cumprir de forma alternativa, sem nenhum prejuízo, aulas e requisitos acadêmicos agendados para os dias de guarda religiosa (Artigo 34). A determinação se mostra de extrema importância para fortalecer a liberdade religiosa, principal bandeira da parlamentar - sobretudo, depois do parecer nº 5/2020 do Conselho Nacional de Educação, homologado pelo Ministério da Educação, que orienta e autoriza as escolas a repor aulas perdidas durante a covid-19 aos sábados, dia sagrado para algumas religiões, como para o judaísmo, cuja população é de cerca de 70 mil pessoas no Estado. A garantia de objeção religiosa também se estende a todos os servidores públicos diretos e indiretos (Artigo 35).
 
"Inseri este capítulo ao PL 350/2020 alicerçada no artigo 5º da Constituição Federal, que afirma que 'ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa', e ao artigo 7º-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o qual assegura a ausência motivada por liberdade de crença, mediante aviso prévio, e a reposição em data alternativa do requisito por meio de aula, prova, ou trabalho escrito", informa a deputada Damaris Moura.
 
A parlamentar ainda reforça que a prerrogativa à crença e à liberdade religiosa é um dos pilares do Estado de Direito. "Esta garantia dignifica a individualidade de cada ser humano e, consequentemente, a nossa democracia", ressalta.
 
Inédito no país, o PL 350 teve 64 votos favoráveis e 17 contra, com medidas relacionadas a ações de prevenção e contingenciamento à covid-19, reduções de despesas dos órgãos públicos, incentivos fiscais, combate a fake news e intervenções a pessoas em vulnerabilidade social e vítimas de violência doméstica. O texto segue, agora, para a apreciação e sanção do governador de São Paulo, João Doria, a fim de se tornar lei.
 
Sobre a deputada Damaris Moura

Dra. Damaris Dias Moura Kuo é deputada estadual de São Paulo pelo PSDB e está em seu primeiro mandato. É advogada, pós-graduada em Direitos Fundamentais pela Universidade de Coimbra (Portugal) e em Direito do Consumidor pela Escola Superior de Advocacia.
 
Na Alesp, Dra. Damaris Moura é fundadora e coordenadora da Frente Parlamentar pela Liberdade Religiosa. Também representa a Alesp no Fórum Inter-Religioso da Secretaria Estadual de Justiça de São Paulo.
 
Em quase duas décadas de trabalho, coordenou encontros estaduais, diversos seminários, simpósios internacionais, palestras e debates para discussão e promoção do tema da liberdade religiosa e promoção de cultura de paz. Também fundou a 1ª Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB SP no Brasil, a qual presidiu por dez anos. Atualmente, é conselheira da Religious Freedom & Business Foundation, entidade internacional para educar a comunidade empresarial global sobre liberdade religiosa em corporações; membro da diretoria da Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania (Ablirc), afiliada da International Religious Liberty Association (Irla); e membro do Conselho Consultivo Acadêmico do Centro Islâmico e de Diálogo Inter-Religioso e Intercultural de São Paulo. Também é uma das autoras da cartilha “Liberdade Religiosa – Conceitos” e tomou a iniciativa da Campanha Estadual de Combate à Intolerância Religiosa pela OAB SP.
 
Ela ainda desenvolve um trabalho intenso no combate à violência doméstica e ao abuso sexual contra mulheres, crianças, adolescentes e idosos e faz atendimento voluntário como advogada em inúmeras atuações judiciais no Brasil.
 




 

Comentários