“Verão de 85” conta a história de amor de dois jovens

Exibido em Cannes, novo longa de François Ozon chega às telas do Festival Varilux 2020

Cineasta consagrado, François Ozon é presença constante no Festival Varilux. Depois do premiado “Graças a Deus”, do ano passado, mais um de seus sucessos integra a edição 2020 do Festival Varilux de Cinema Francês, programado para os cinemas de todo o país entre 19 de novembro e 3 de dezembro. Agora é a vez de “Verão de 85” (Eté 85), selecionado para o último  Festival de Cannes. O drama, protagonizado por Félix Lefebvre e Benjamin Voisin, é baseado no livro do autor britânico Aidan Chambers, “Dance on My Grave”.  No longa, quando o barco de Alexis (Félix), de 16 anos, afunda na costa da Normandia, David (Benjamin), de 18 anos, salva-o heroicamente. Alexis acabou de conhecer o amigo dos seus sonhos. Mas o sonho vai durar mais de um verão? O elenco conta ainda com Philippine Velge. A distribuição é da California Filmes.
Em entrevista no Festival de Cannes, Ozon comentou que quando leu o livro, na década de 80, o que chamou a sua atenção foi a história de amor. Mas também ficou impressionado pois era uma história muito moderna para a época, uma vez que seria difícil assumir um relacionamento homossexual. Marcado pela música In Between Days, do grupo The Cure, o longa mostra o romance de verão entre dois jovens, em um momento de iniciação e de aprendizado, ressalta o diretor.
E os dois jovens vem se destacado no cinema francês. Félix Lefebvre, de 20 anos, faz seu primeiro protagonista, mas já atuou em “O Professor Substituto”, de Sébastien Marnier, longa que integrou o Varilux 2019, e “Une nuit, à travers champs”, de Guillaume Grélardon. Benjamin Voisin, de 23, tem chamado atenção em outras três produções francesas recentes: “un Vtai Bonhomme”, de Benjamin Parent, “La Vie de Simon”, de Leo Karmann e “La Comédie Humaine”, de Xavier Giannoli.
O Festival Varilux de Cinema Francês 2020
Um clássico e 18 longas-metragens inéditos e recentes (2019/2020) da cinematografia francesa integram a seleção do Festival Varilux 2020 que será realizado em todo país. Entre eles, um documentário e 18 longas de ficção com gêneros como comédia, drama e animação. Ainda não há um número definido de cidades e de cinemas participantes. Devido à pandemia do novo coronavírus, alguns exibidores terão a opção de programar o festival em datas diferentes - até o final de fevereiro de 2021. O importante, de acordo com a Bonfilm, produtora do evento, é que as produções cheguem ao público em todo Brasil e contribuam para a retomada dos cinemas do país.

Comentários