Dia de Finados é o tema de programa especial do Canal Angelini

Prof Maria José Devesa fala sobre religião, morte e vivenciar o luto

 

            Os números de mortos em 2020 deprime qualquer ser humano. A Covid-19 fez o mundo conviver com notícias de mortes, famílias e amigos de luto.

No Dia de Finados, 2 de novembro, há rituais diferentes por tradições étnicas ou cerimônias religiosas para reverenciar e lembrar os mortos.

A jornalista Cris Angelini entrevista, nesse Dia de Finados, a Dra Maria José Devesa. Psicóloga, psicanalista, especializada em Medicina Psicossomática, trabalhou por 8 anos na preparação psicológica para morte em pacientes oncológicos. É Professora e coordenadora das aulas de Religiosidade e Espiritualidade e Saúde na Residência Multidisciplinar de Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina da USP.

A Professora de Religiões e Saúde na Faculdade de Medicina do ABC, preparou uma aula para a audiência do Canal Angelini para explicar como as religiões encaram a morte.

“Como integrante do PROSER - Programa de Estudos de Religiosidade e Espiritualidade do Instituto de Psiquiatria da FMUSP/HC, onde leciona vários cursos como: Religiões e Saúde ou Comunicação de Más Notícias, a Prof. Dra Maria José  é uma autoridade na área de preparação de profissionais e pacientes com doenças psicossomáticas e com luto. Na pandemia, temos que encarar perdas de pessoas próximas e conviver com histórias de famílias do mundo todo que perderam familiares para a Covid-19. Precisamos falar mais sobre a morte, o luto e como o conforto da religião pode ajudar a passar pela perda”, diz Cris Angelini.

O programa especial estreia no Dia de Finados, 2 de novembro no Canal Angelini no Youtube.

 

Homem e mulher posando para foto

Descrição gerada automaticamente


 

Comentários