13º Viagem Literária: Daniel Minchoni tem experiência com intervenções urbanas como poesia


Artista da fala e poeta performático, Daniel Minchoni está entre os escritores convidados a participar do primeiro módulo do 13º Viagem Literária, "Poesia: Oficinas e Bate-papos com Escritores". O autor e outros 14 poetas percorrerão 62 bibliotecas de 61 cidades, incluindo a capital paulista, entre 9 a 27 de novembro, ministrando oficinas e dando seus depoimentos em conversas com o público.

Promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), o programa é realizado pela Organização Social SP Leituras.

Minchoni estuda a oralidade e tem larga experiência com experimentos poéticos e intervenções urbanas com poesia. Desde 1998, pesquisa este campo em saraus de Natal (RN), onde fundou o Poesia Esporte Clube, o selo literário Jovens Escribas e influenciou a criação do grupo Iapois, poesia. 

Desde 2006, vive em São Paulo (SP), onde fundou o Sarau DoBurro, selo DoBurro, Cabaret Revoltaire, Menor Slam do Mundo e Rachão Poético, eventos abertos para experimentação poética e performances. Idealizador do Phala'cia, núchleo phermanente de expherimentação em pherphormance e phalaphoética. 

A seguir, ele antecipa, em duas perguntas, um pouco de sua visão sobre a poesia:

Qual a importância da poesia na literatura contemporânea?

Bem resumiria a poeta Natália Barros: 
 
"UM ATO
a poesia é o pulo do gato
sem o pulo
sem o gato"
 
Ou Manoel de Barros: 

"O poema é antes de tudo um inutensílio.
Hora de iniciar algum
convém se vestir de roupa de trapo.
Há quem se jogue debaixo de carro
nos primeiros instantes.
Faz bem uma janela aberta.
Uma veia aberta.
Pra mim é uma coisa que serve de nada o poema
Enquanto vida houver
Ninguém é pai de um poema sem morrer"

Quais são os poemas que a gente deve ler para se iniciar nessa forma literária?

A lista é extensa e nunca para de crescer, confesso. Mas destacaria, além dos dois acima: "Testamento", de Manuel Bandeira; "O Mito ou José", de Carlos Drummond de Andrade; "A Educação pela Pedra", "Um Galo Sozinho não Tece a Manhã", de João Cabral de Melo Neto; "Madrigal", de José Paulo Paes"; "Amor Humour", de Oswald: "Rever", de Augusto de Campos; "Versos Íntimos", de Augusto dos Anjos; "Cartilha da Cura", de AnaC; "Tabacaria" e "Lisbon Revisited", de Fernando Pessoa; "Cântico Negro", de José Régio. Mas também sugiro ouvir o disco do cep20000 o "Celeiro Dom Underground Carioca", (disponível nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=KWKe4ntmFv8) e também ver vídeos das atuais cenas de slam e saraus, também disponíveis na rede.

Além de Daniel Minchoni, farão parte do primeiro módulo os escritores Allan da Rosa, Bruna Beber, Chacal, Dinha, Eliane Marques, Jonas Samaúma, Lubi Prates, Patrícia Meira, Pedro Marques, Renato Negrão, Rodrigo Ciríaco, Ronald Augusto, Ryane Leão e Wilberth Salgueiro. 

O segundo módulo, "Contação de Histórias: Contos Populares", que acontece de 1º a 19 de março de 2021, também percorrerá 62 bibliotecas de 61 cidades, incluindo a capital paulista.

Desde que o Viagem Literária começou, em 2008, foram percorridos 218 municípios paulistas, com 207 convidados, atingindo a um total de mais de 340 mil pessoas. Foram bate-papos, oficinas, rodas de contação de histórias e outros eventos que fizeram conhecimento circular no Estado de São Paulo.

Confira o roteiro de Daniel Minchoni:

Oficinas às 14h30 | Bate-papos às 19h (exceção feita às bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos) 

Daniel Minchoni

09/11 - Tabapuã - Biblioteca Prof. Manoel Pereira do Vale

10/11 - Catanduva - Biblioteca Embaixador Macedo Soares

11/11 - Itajobi - Biblioteca Padre Osmar Ticianelli

12/11 - Borborema - Biblioteca Profa. Áurea Maria Lopes

A programação completa, com os artistas e grupos de artistas que fazem parte da etapa estão no site do programa: www.viagemliteraria.org.br

Comentários