Monitoramento clínico à distância de pacientes com Covid-19 fornece dados essenciais para enfrentamento da pandemia

 

 Dr. Rodrigo Eduardo Camazano (Perito criminal do Instituto de Criminalística de Jales e cirurgião dentista)

Adicionar legenda Dr. Mauricio Fernando Favaleça (médico infectologista Santa Casa Misericórdia de Jales)




Dra. Sandra Marcondes (médica gastroenterologista AME- Jales)




Dr. Luiz Henrique Leite Nogueira (Diretor médico AME Jales)

Dra. Adriana Dal'acqua Plates (Cirurgiã dentista especialista em gestão pública em saúde)

Dr. Frederico Marques Neves (médico presidente da APM JALES)

Com o objetivo de realizar o acompanhamento clínico de sinais e sintomas de pacientes, de forma objetiva e individualizada, tendo em vista o reconhecimento precoce da doença e o fornecimento imediato de cuidados para diminuição da sobrecarga sobre os sistemas de saúde assim como óbitos, a Dra. Adriana Dal'acqua Plates (Cirurgiã dentista especialista em gestão pública em saúde) e o do Dr. Luiz Henrique Leite Nogueira (Diretor médico AME Jales), com a colaboração do Dr. Rodrigo Eduardo Camazano (Perito criminal do Instituto de Criminalística de Jales e cirurgião dentista), Dr. Mauricio Fernando Favaleça (médico infectologista Santa Casa Misericórdia de Jales), Dra. Sandra Marcondes (médica gastroenterologista AME- Jales) e Dr. Frederico Marques Neves (médico presidente da APM JALES) criaram o projeto “Monitoramento Clínico à Distância de Pacientes com Covid-19”, trabalho este que foi selecionado para a segunda fase da 1ª Mostra Virtual “Brasil Aqui Tem SUS – Enfrentamento à Covid”.

 

Para que haja um monitoramento visando impedir o agravamento dos casos e minimizar a propagação exponencial da doença, foi elaborada uma planilha de análise de dados clínicos dos pacientes acometidos pela Covid-19, no programa Microsoft Excel, com cinco abas que são preenchidas diariamente por médicos e profissionais de saúde previamente capacitados por responsáveis da atenção especializada e terciária. O projeto passou pelas seguintes fases: apresentação à gestão, no mês de abril, pelos autores; a implantação no dia 27 de maio do projeto piloto, nas Unidades Básicas de Saúde ESF Zilda Arns Neumann e ESF Ozil Joaquim Rezende e posterior análise; em seguida, a expansão do projeto, dia 15 de junho, em todas as UBSs do Município, Nasf, Caps, SAE, Núcleo Central de Saúde e serviço de telemedicina. A quarta etapa é  marcada pelo acompanhamento dos resultados para elaboração de banco de dados.

 

Os efeitos da pandemia causada pelo novo coronavírus não chegaram ao final, e ainda produzirão mais danos, porém dados epidemiológicos verificados no município de Jales constam uma melhor situação do que as observadas em relatórios e boletins oficiais de outros municípios do mesmo porte e, tal resultado, teve grande contribuição do “Protocolo de Monitoramento a Distância”, segundo avaliação dos próprios médicos que estão na linha de frente. Reforça que o acompanhamento dos pacientes, possibilitado por este Projeto na rede SUS, mostra resultados inclusive mais certeiros do que os sistemas privados de saúde, haja vista não se conhecer um acompanhamento semelhante, tanto na saúde particular como na suplementar na região.

 

Fotos Legenda dos criadores do projeto:

01: Dr. Frederico Marques Neves (médico presidente da APM JALES)

02: Dra. Adriana Dal'acqua Plates (Cirurgiã dentista especialista em gestão pública em saúde)

03: Dr. Luiz Henrique Leite Nogueira (Diretor médico AME Jales)

04: Dra. Sandra Marcondes (médica gastroenterologista AME- Jales)

05: Dr. Mauricio Fernando Favaleça (médico infectologista Santa Casa Misericórdia de Jales)

06: Dr. Rodrigo Eduardo Camazano (Perito criminal do Instituto de Criminalística de Jales e cirurgião dentista)

 

Comentários