Parceria viabiliza teste de diagnóstico da Covid-19 em Araçatuba


Equipamento da Unesp será utilizado para exames, em acordo intermediado pela Fundunesp

Neto del Hoyo – Assessoria de Imprensa da Fundunesp
 
Araçatuba é o 21º município paulista com mais casos da Covid-19, com 3.650 notificações e 85 mortes até 30 de julho
 
 
Imagem: iStock
A Faculdade de Medicina Veterinária do câmpus de Araçatuba da Unesp (FMVA) oficializou, através da Fundunesp (Fundação para o Desenvolvimento da Unesp), parceria público-privada com o laboratório de análises clínicas e toxicológicas Triatox para a realização de testes moleculares (RT-qPCR) de diagnóstico em tempo real do novo coronavírus na região de Araçatuba, uma das mais afetadas no interior paulista.
Pelo convênio, o Triatox fica responsável pela coleta e transporte das amostras até o Laboratório de Epigenômica da FMVA, que possui o equipamento para realização dos exames por RT-qPCR, metodologia considerada “padrão-ouro” para o diagnóstico do novo coronavírus.
Responsável pelo Laboratório de Epigenômica da FMVA, a docente Flávia Lombardi Lopes ressalta que o tempo reduzido entre coleta e resultado é um aliado importante neste momento. “Com a sobrecarga do sistema e a atual situação da região, a resposta rápida é fundamental, tanto para a tomada de decisões relativas à saúde da pessoa infectada, seja internação ou isolamento social, quanto para guiar as decisões das autoridades na luta contra o avanço do vírus”, diz a professora da Unesp.
Bioquímico e diretor do Triatox, Marcos Roberto Ferrari Machado conta que o resultado sai, em média, no dia seguinte à coleta. “O prazo para diagnóstico é de três dias, mas estamos conseguindo agilizar isso. O que é coletado hoje já vai para o laboratório da Unesp no fim do dia e, no dia seguinte, temos o resultado disponível online”, destaca o bioquímico, lembrando que o Triatox é o primeiro laboratório da região a ser credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz para oferecer o diagnóstico para a Covid-19. “Antes, o mais próximo que tínhamos com credenciamento ficava em São José do Rio Preto, cidade distante uma hora e meia de Araçatuba. Ganhamos tempo e isso é muito importante na atual situação.”
Vice-presidente da Fundunesp, o professor Max José de Araújo Faria Junior reforça a importância da ampliação dos testes na região, que recentemente passou para a “fase laranja” do Plano São Paulo do governo estadual. “Aumentar a realização de testes na população para diagnóstico da Covid-19 é uma medida considerada fundamental pelas autoridades de saúde na orientação das políticas públicas adequadas para conter a pandemia. A realização dos testes também ajuda a dimensionar a eficácia das medidas já em andamento, como o distanciamento social. Cada vez mais fica evidente que deixar de seguir as orientações da ciência não traz bons resultados.”
Diretor da FMVA, o professor Iveraldo dos Santos Dutra reforça a importância do convênio para a região. “É uma satisfação muito grande poder ajudar neste momento, possibilitando que Araçatuba tenha à disposição o serviço de diagnóstico. A professora Flavia (Lombardi Lopes) se dispôs, nós atendemos todas as formalidades exigidas e viabilizamos o convênio de uma forma a atender todos os requisitos. Esperamos contribuir nesse processo para agilizar o diagnóstico da doença e, sobretudo, dar indicadores para que se controle essa pandemia”, afirma o docente.
De acordo com os números da Fundação Seade, Araçatuba é o 21º município paulista com mais casos da Covid-19, com 3.650 notificações e 85 mortes até 30 de julho. Do total de óbitos, 65 foram somente neste mês de julho.
Segundo o diretor do Triatox, atualmente o laboratório coleta de 60 a 70 amostras para realização dos testes em Araçatuba. “Atendemos Unimed, Santa Casa Saúde e também alguns particulares que nos procuram diretamente”

Comentários