Secretaria de Saúde de Rio Preto testa equipamento de Telemedicina

Programa Saúde da Família será o primeiro a utilizar equipamento desenvolvido por empresa rio-pretense

A Secretaria de Saúde de Rio Preto iniciou testes com o Rack de Telemedicina, equipamento que vai permitir a realização de consultas on-line de pacientes assistidos pelo programa Saúde da Família. O projeto-piloto foi iniciado na Unidade Básica de Saúde São Francisco.
Desenvolvido pela empresa rio-pretense VideoMe, pioneira no atendimento por telepresença na região noroeste paulista, o Rack de Telemedicina funciona através de um sistema de videoconferência criado pela Poly, uma das principais empresas americanas do segmento, e conta com tela touchscreen, câmera 4K, enquadramento automático de pacientes e acesso à internet via modem 4G.
“O sistema é muito simples de ser operado e garante agilidade no atendimento médico, conforto às famílias e segurança aos envolvidos, já que reduz o risco contaminação”, afirma o engenheiro de telecomunicações Renan Del’Arco, um dos diretores da VideoMe. “Estamos muito felizes em realizar a prova conceito e contribuir com a saúde de Rio Preto nesse momento desafiador.”
 
Funcionamento
Com o Rack de Telemedicina, o profissional de saúde permanece na UBS enquanto realiza consultas on-line dos pacientes com auxílio de imagens captadas por uma câmera, áudio e possibilidade de gravação da consulta em nuvem. Um profissional da Secretaria da Saúde leva o equipamento até à casa das famílias assistidas em horários previamente agendados.
“Essa tecnologia veio para ficar, para auxiliar a saúde e aproximar os profissionais da população. Rio Preto sempre vem avançando na Estratégias Saúde da Família e a telemedicina agiliza o atendimento. As primeiras experiências foram muito positivas”, afirma Paula Sodré, Gerente da Equipe de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde.
Atualmente, 400 médicos com carga horária de oito horas semanais fazem parte do Programa Saúde da Família. Sem o equipamento era realizada apenas uma consulta por dia. Com a tecnologia, será possível ampliar o número de atendimentos diários.
Os testes para a utilização do Rack são realizados pela equipe de desenvolvedores da VideoMe, Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde, além de profissionais do Programa Saúde da Família.
 
Sobre a VideoMe
Desde 2011, a VideoMe atua no setor corporativo com foco em projetos de salas de videoconferência, salas de reunião e auditórios, sistema de agendamento e automatização de salas. Atualmente, a empresa rio-pretense tem focado em soluções de combate ao enfrentamento do COVID-19, telemedicina e também em meios para ajudar médicos a adaptarem seus consultórios para atendimento remoto.
Os sócios Renan Del’Arco de Oliveira, engenheiro de telecomunicações, e Márcio Ferraz de Oliveira, administrador de empresas e advogado, acabaram de lançar os Racks de Telemedicina, que tem como objetivo humanizar UITIs, realizar Interconsultas e Teletriagem em hospitais.
 
 
 

Comentários