Rafa Kalimann sobre futuras mudanças de visual para carreira de atriz: "Quero me entregar"



Em conversa com Quem, ex-BBB comenta nova profissão de atriz, relembra cursos de teatro na infância e adolescência e diz estar preparada para sofrer preconceito


Dre Nascimento (@dre_nascimento)
do home office













Rafa Kalimann (Foto: Reprodução / Instagram)



Desde que saiu do Big Brother Brasil, a vida de Rafa Kalimann tem mudado constantemente. A digital influencer, que recentemente assinou contrato com a TV Globo para começar a trabalhar como atriz, explicou, em conversa com Quem, que seu sonho de carreira é antigo.

saiba mais

 


Natural de Campina Verde, em Minas Gerais, a ex-BBB de 27 anos começou a fazer curso de teatro muito cedo, aos 9 anos de idade. “Eu morava no interior de Minas, no Triângulo Mineiro, em uma cidade chamada Iturama. Quando eu estava com 8 anos, meu pai me colocou em uma escola teatro, na cidade. Foi para eu melhorar a desenvoltura, para eu aprender a me comunicar melhor”.
 

Aos 14 anos de idade, ela se mudou para São Paulo para tentar a carreira de modelo e, em paralelo, fazer curso de teatro. Rafa chegou, inclusive, a integrar a Escola de Atores Wolf Maya, mas por conta da falta de recursos, teve que adiar seus planos. “Eu morava em república de modelos. Meu pai pagava o aluguel, me dava R$ 120 por mês e pagava o meu curso de teatro, e em determinado momento não conseguiu mais pagar. Eu até trabalhava como modelo, mas não ganhava nada. No começo da carreira, tudo era portfólio, então as dificuldades foram apertando muito por causa disso. Eu tive que voltar para Minas”, contou.
 

Interrupção da carreira e pressão com o corpo

Além da falta de recursos Rafa sofria, em sua adolescência, com a pressão com o próprio corpo, porque entendia que não se encaixava nos “padrões” para ser modelo. Antes de se mudar para São Paulo, inclusive, ela confessou que chegou a fazer dietas muito restritivas para perder peso.


“Várias. Várias mesmo. Antes de vir para São Paulo, a minha mãe pegava muito no meu pé, porque eu fazia dietas malucas, como a dieta da sopa. Passei uma semana só tomando sopa. Várias coisas que eu não concordo, hoje. Depois que eu aprendi a amar meu corpo do jeito que ele era, depois de fazer terapia”, explicou. O tratamento com profissional, no entanto, veio apenas anos depois.
 

“Demorou um tempo para fazer essa compreensão do meu corpo. Eu tinha ficado frustrada, porque eu achei que tinha finalizado essa parte na carreira, e não imaginava que viriam as ações sociais, tudo o que está acontecendo agora. Então só depois de muito tempo que fui buscar terapia. Eu comecei a fazer tratamento aos 24 anos de idade. Foi aí que comecei a me aceitar mesmo, de ver que está tudo bem ser do jeito que eu sou. Que eu não preciso me preocupar em entrar em um padrão”, disse.


Rafa Kalimann (Foto: Reprodução / Instagram)

Carreira de atriz

Antes de integrar o elenco do BBB20, Rafa já era uma pessoa pública na internet, com mais de 3 milhões de seguidores. Seu trabalho como digital influencer e suas ações sociais nas ONGs africanas aumentaram a sua visibilidade. Ao sair do reality show e perceber a comoção do público, ela entendeu que poderia continuar os planos, deixados lá na adolescência, de retomar a sua carreira.

Segundo Rafa, a TV Globo ligou para oferecer o contrato como atriz e ela nem titubeou. “Foi tudo muito rápido. Perguntaram se eu tinha interesse e eu falei que sim, totalmente. Já assinamos logo o contrato, as peças se encaixaram perfeitamente. Tudo fluiu”, contou.

Apesar de ter passado por traumas psicológicos no passado, por conta da pressão com o seu próprio corpo, hoje em dia Rafa se diz tranquila quanto à mudança de aparência. Questionada por Quem se ela se sentiria confortável para fazer alguma mudança radical no visual em seu trabalho de atriz, ela disse que sim.
 

“Eu acho que pela experiência que tive, que passei por pressão e insegurança tantas vezes, que isso fez com que eu tomasse consciência de uma forma tão linda, hoje. Quando aceitei o convite da Globo, vi que provavelmente vou passar por isso, que vou deixar de lado uma vaidade pelo personagem, que é o que eu quero fazer. Quero me entregar a isso”, explicou.

Por conta da pandemia do coronavírus, Rafa passará por uma preparação de atores de maneira virtual, à distância. Enquanto o trabalho não começa, efetivamente, ela garante que já está empenhada em sua nova empreitada.
 

“Eu já comecei a pesquisar na internet, ler minhas apostilas da minha época do curso de teatro. Estou na expectativa, penso nisso vinte e quatro horas por dia. É um grande sonho que está começando a se realizar, e quero estar preparada. Quero agarrar essa oportunidade com todas as minhas forças e fazer tudo com muito respeito para solidificar a minha carreira de atriz”.
 

Preconceito na carreira

Antes de pisar nos estúdios de gravação, Rafa já consegue se inspirar em algumas personalidades, e cita Juliana Paes, Paolla Oliveira e Grazi Massafera – esta última, inclusive, que também foi uma participante do Big Brother Brasil.

Questionada por Quem se ela sente que poderá passar algum tipo de preconceito no meio por conta de ser ex-BBB e digital influencer, ela disse que sim, porém que está preparada para isso.
 

“Acho que sim. De todas as formas vou acabar passando. Hoje em dia os ataques estão mais intencionados, é mais fácil atacar, por internet e tudo mais. Então, acho que sim, como em qualquer outro trabalho. Mas eu vou fazer a minha parte e não vou dar atenção para isso”.







Rafa Kalimann, do BBB 20 (Foto: Reprodução / Instagram)






Comentários