Psicólogos garante atendimento aos profissionais da saúde durante a pandemia


Pensando na saúde mental dos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à COVID-19, os psicólogos da Secretaria Municipal de Saúde, CAPS – Centro de Atenção Psicossocial e Ambulatório de Saúde Mental iniciaram nesta segunda-feira, 22 de junho, o teleatendimento de psicologia.
A equipe conta com cinco psicólogos e o atendimento é feito por meio de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia, através dos telefones do CAPS (17) 3621-4811 ou (17) 99633-0471.
Segundo os psicólogos da Secretaria de Saúde, os primeiros socorros psicológicos são uma modalidade breve de atendimento que dá um suporte imediato a pacientes que estão vivenciando o estresse da pandemia, seja por ter que manter o distanciamento social, mudança de rotina, trabalho intenso, risco de contaminação elevado e enfrentando condições adversas e que podem apresentar reflexos da situação.
Ainda de acordo com os profissionais, os sintomas geralmente são alteração de humor, do sono, apetite, depressão, ansiedade, irritabilidade entre outros. O atendimento é feito por profissionais especializados, respeitando o sigilo profissional e as normas do código de ética do psicólogo.
A iniciativa é um reconhecimento da necessidade de apoio a esses profissionais e o principal objetivo é que todos possam manter o equilíbrio mental e encontrem meios de se adaptar aos atuais desafios impostos pela Covid-19.

Comentários