Campanha de vacinação contra a gripe encerra na 3ª feira (30)


A campanha de vacinação contra a gripe encerra  na   terça-feira, 30 de junho. Nesta reta final, a Secretaria Municipal de Saúde convoca as pessoas que ainda não se imunizaram para receberem as doses da vacina, visando proteger a população e atingir a cobertura de 90%, meta da iniciativa.
Até agora, 12.439 de doses da vacina contra o vírus Influenza já foram aplicadas em Jales, o equivalente a 80,53 % de cobertura.
Devem ser imunizadas crianças de 6 meses a 4 anos de idade, mulheres grávidas e as que tiveram bebês nos últimos 45 dias (puérperas), adultos entre 55 e 59 anos, além de portadores de doenças crônicas, portadores de deficiências, professores das escolas públicas e privadas, colaboradores dos Correios, moradores em situação de rua, funcionários da limpeza urbana.
As doses da vacina estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 16, nas unidades de saúde com sala de vacinação nos bairros Jardim Paraíso, Jardim São Jorge, JACB, Roque Viola, Jardim Arapuã, Jardim Municipal, Novo Mundo, E.S.F. José Cícero Fontes Xavier (Rural) e no Núcleo Central de Saúde.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Renata Forti Rachieli, “a vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos e também ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. É fundamental que as pessoas que fazem parte dos grupos de risco, que ainda não se vacinaram, procurem os postos de saúde”, explicou.
Quem for receber a dose deve ficar atento às medidas de segurança para evitar a disseminação da Covid-19, como o uso de máscaras e o distanciamento de dois metros entre pessoas. É necessária a apresentação do cartão SUS, documento com foto e a Caderneta de Vacinação para verificar a necessidade de se imunizar contra essa e outras doenças que fazem parte do esquema vacinal e que também estarão disponíveis para atualização.

Comentários